Proteger o cabelo do mar ou da piscina é essencial durante as temperaturas mais quentes. Isso acontece porque o cloro ou sal presente da água detona os fios e são os primeiros a permitir que as madeixas fiquem ressecadas dando aquele aspecto nada saudável.
Se você pensa em curtir a praia durante as férias, porém quer saber o que fazer para deixar o cabelo seguro, não se preocupe. Neste conteúdo você descobre o que usar. Vem ver!
Proteger o cabelo do mar e piscina: 5 dicas importantes para colocar em prática
Usar praia ou piscina é uma das atividades de lazer mais procuradas no calor. Afinal é através dela que refrescamos o corpo e trazemos relaxamento já que a água tem esse poder.
Contudo, o uso excessivo dos banhos de mar ou piscina nem sempre colaboram para a saúde do nosso cabelo, o que acaba deixando a saúde dos fios fragilizadas e consequentemente também mais opacos e ressecados.
O cabelo, quanto em contato muito tempo com o cloro da piscina se torna fraco, opaco e quebradiço. Já o mar e a água salgada aceleram a desidratação dos fios, o que torna o cabelo elástico e maleável.
Assim proteger o cabelo do mar ou piscina é fundamental para garantir fios mais brilhosos e charmosos no verão. Pensando nisso selecionamos a seguir 5 dicas de como colocar isso em prática. Olha só:
1- Para proteger o cabelo molhe as madeixas no chuveiro antes de entrar na água do mar ou piscina
A primeira dica valiosa para proteger o cabelo da água do mar ou da piscina é molhar os fios ainda no chuveiro antes de utilizá-los. Ao fazer isso você evita que os fios absorvam a água com mais componentes agressivos como o cloro ou o sal já que os cabelos molhados se mostram hidratados.
Essa dica vale também para a saída da piscina ou mar. Ao enxaguar as madeixas após o uso você evita que o acúmulo dos componentes agressores penetrem na fibra capilar.
2- Use cremes de pentear com fatores UV
E se por um lado os cuidados com a água da piscina ou mar ajudam a proteger o cabelo, os cuidados com o sol também são fundamentais para manter os fios saudáveis. Neste caso use cremes de pentear com fatores UV para proteger e desembaraçar com segurança.
Alguns leave-ins também possuem a proteção UVA e UVB e podem ser utilizados nesses momentos.
3- Proteja o cabelo com protetores térmicos
Não é só contra as temperaturas quentes do secador ou da chapinha que o protetor térmico pode ajudar. As altas temperaturas do sol contra as madeixas também podem trazer prejuízos e o produto pode e deve ser usado nesta proteção também.
Se você já o usa na sua rotina de finalização que tal estender os cuidados para as atividades de lazer?
Leia também:
Protetor térmico para cabelo: saiba como usar esse produto e tire suas dúvidas
4- Use acessórios que evitem a exposição dos raios solares sobre o couro cabeludo
Caso você não tenha nenhum tipo de protetor em formato de creme a disposição é hora de abusar dos acessórios que protegem o couro cabelo. Neste caso entram muito bem chapéus, bonés e guarda-sol. Todos podem contribuir na proteção do seu cabelo no verão e assim garantir que ele permaneça saudável.
5- Prenda as madeixas para proteger do mar, da piscina ou do vento comum nesses locais
Por fim, não podemos deixar de falar o quanto prender os cabelos ao usar a piscina ou mar também pode ajudar a proteger os fios. Isso acontece porque eles acabam menos expostos e consequentemente mais seguros das impurezas tanto da água como do vento campeão em fazer nó. Assim mantenha as madeixas presas a fim de preservá-las.