Cuidar do cabelo no inverno requer mais que um bom shampoo ou condicionador. Isso acontece porque as baixas temperaturas elevam a temperatura da água do banho e trazem problemas de queda de cabelo, caspa e até mesmo quadros de dermatites no couro cabeludo.
Além de todos esses problemas, também vem as mentiras contadas pelas pessoas. Em busca de cuidados mais específicos não é incomum encontrar mitos sobre os cuidados das madeixas. Alguns até mesmo bem negligentes.
Por isso, neste conteúdo, selecionamos os principais mitos e verdades sobre o assunto que você precisa conhecer. Vem ver!
Cuidados com o cabelo no inverno: Mitos e verdades que já te contaram
Embora pouco se saiba, o inverno é uma das melhores estações para cuidar do cabelo. Isso porque é possível intensificar o uso de ativos, que por ventura, acabam sendo afetados pelo calor no verão. Assim tratamentos estéticos tanto na pele como nas madeixas é de fato bastante promissor.
Contudo, assim como qualquer estação, o frio também vem recheado de mitos e verdades sobre os cuidados necessários. Em busca de resultados milagrosos, as pessoas acabam até mesmo colocando sua saúde em risco e negligenciando os fios por acreditarem nas promessas oferecidas.
Assim, vale saber quais são eles para não cair em uma emboscada, você não concorda? A seguir você confere 4 coisas muito contadas se são ou não verdade quando o assunto é beleza do cabelo no frio.
1. Não pode lavar o cabelo no inverno – MITO
Lavar o cabelo no inverno é um verdadeiro dilema. Quem aqui nunca ouviu da avó que não pode lavar os fios no frio pois pode apodrecer a raiz? Acredito que muitas de nós.
Contudo isso não é uma verdade! Embora o frio afete as madeixas, elas continuam precisando da higiene para superar o ressecamento. Assim mantenha seu cronograma capilar em dia, tanto na limpeza como hidratação. Ok?
2. Doenças respiratórias como a gripe podem causar queda de cabelo – VERDADE
Sim! Doenças respiratórias podem mesmo afetar a saúde dos fios. Isso acontece porque a doença acaba afetando todo o organismo, deixando então que nutrientes e oxigênio deixem de chegar corretamente a todas as parte do corpo, como o couro cabeludo. No inverno gripes, resfriados e até mesmo a covid podem afetar o seu cabelo.
3. Dormir com o cabelo molhado ajuda a hidratar – MITO
Não! Dormir de cabelo molhado não ajuda o manter hidratado. Pelo contrário, isso pode até mesmo trazer sérios problemas de saúde, uma vez que a umidade pode proliferar fungos ao couro cabeludo, bem como propiciar alergias respiratórias.
Portanto, nada de dormir com as madeixas úmidas, ok? Lembre-se que o que mantêm a hidratação são os cremes do seu cronograma capilar.
Leia também: Dormir de cabelo MOLHADO faz mal e você precisa PARAR agora mesmo: Entenda
4. Prender o cabelo sempre pode afetar o crescimento das madeixas – VERDADE
Por fim, não podemos terminar esse post de cuidados com o cabelo no inverno sem falar do ato de prender demais as madeixas.
Não é incomum as mulheres prenderem os fios todos os dias devido não lavá-lo diariamente também com o frio. Muitas odeiam o aspecto mais oleoso e para disfarçar prendem os prendem.
Contudo, vale lembrar que a tração provocada pelo rabicó pode afetar o bulbo capilar, o qual é responsável pelo seu crescimento. Ao prender as madeixas, as chances do bulbo ser arrancado é grande e isso acaba interrompendo o processo de crescimento e até mesmo afetando o processo de cicatrização. Assim o fio deixa de crescer.
Gostou desse conteúdo? Você também pode gostar de: