Se existe uma coisa que o mundo da beleza tem, são mitos, e os de skin care são alguns dos mais perigosos já que podem até mesmo piorar algumas condições pré-existentes.
5 mitos de skin care para parar de acreditar agora
A rotina de cuidados com a pele é essencial para manter a cútis saudável. No entanto, é preciso ter conhecimento sobre a melhor forma de tratá-la e não cair em algumas ciladas que durante anos ganharam foco e enganaram muita gente.
Confira a seguir 5 mitos de skin care para parar de acreditar hoje mesmo.
Pele oleosa precisa ser lavada várias vezes ao dia
Um dos maiores mitos de skin care que nos contaram a vida toda é que a pele oleosa precisa ser lavada várias vezes ao dia para ter a oleosidade controlada.
Veja também:
Pele Oleosa? Esses são produtos ESSENCIAIS para a sua skincare
Isso além de ser mentira, piora muito a condição de quem tem esse tipo de pele. Lavagens frequentes do rosto, retiram o excesso de óleo da pele, mas também rompem a barreira de equilíbrio natural.
Assim, quando a epiderme percebe que não existe nada de óleo sobre ela, ela entende que precisa produzir ainda mais óleo para se manter hidratada.
Portanto, aborte essa missão. O rosto deve ser lavado no máximo duas vezes ao dia, de manhã e a noite, e pronto. Ao longo do dia, se a oleosidade incomodar de mais, opte por retirar o excesso pressionando um lenço de papel sobre o rosto, e aplicando uma camada fina de pó translúcido.
Melasma só pode ser cuidado durante o inverno
Por vezes, os tratamentos de Melasma envolvem o uso de ácidos, produtos que exigem restrição aos raios solares. No entanto, isso não quer dizer que o melasma só deve ser tratado no inverno, e apenas dessa maneira.
O que acontece é que o controle do melasma deve ser feito durante todo o ano, no caso das épocas mais quentes, com produtos menos abrasivos e sempre, sempre, sempre com o uso do protetor solar. Se esses cuidados forem deixados de lado, as chances das manchas amarronzadas retornarem, são enormes.
Assim, o ideal é sempre se atentar às indicações do dermatologista, e ter em mente que no verão você também deve cuidar do melasma.
Independente da quantidade, importante é usar o protetor solar
Sem dúvidas o importante é usar protetor solar todos os dias, independente de ter sol ou não, e de sair ou não de casa. Porém, saiba que o protetor faz mesmo efeito quando aplicado na quantidade correta.
Pois é, o protetor solar precisa de uma quantidade X para proporcionar proteção real contra os raios UV, e segundo os dermatologistas, o aconselhável é usar o equivalente a 1 colher de chá, aplicada por rosto, pescoço e colo.
Além disso, é ideal reaplicar a proteção solar a cada duas horas, e para fazer isso, você pode optar por um bom pó compacto ou translúcido com proteção UV.
Pele oleosa não precisa de hidratante
Toda pele precisa de hidratação e a pele oleosa não é uma exceção.
O que acontece com a pele oleosa é que o ideal é apostar em produtos hidratantes mais leves do que os famosos cremes. Um bom gel, ou ainda um sérum levinho, são a melhor opção, pois cumprirão sua função sem causar acumulo nos poros.
O importante é não abrir mão dessa etapa do skincare, e deixar esse mito de lado.
Skincare de verdade precisa ter vários passos e produtos
Esse é um dos maiores mitos de que já te contaram, e um dos mais prejudiciais já que faz muita gente desistir da rotina de cuidados com a pele antes mesmo de começar.
Não, o seu skincare não precisa ter vários passos para fazer efeito. A verdade é que com apenas 3 passos básicos e 3 produtos você já consegue mudar a sua pele para melhor.
O ideal é ter um bom sabonete de limpeza facial, um bom hidratante e um protetor solar efetivo, todos preferencialmente para o seu tipo específico de pele. Pronto, apenas com esses três produtos você já tem uma revolução nos cuidados com a pele.
CONFIRA Também: