Quando a menopausa acontece, muitas mulheres passam por uma verdadeira transformação na pele e nos cabelos. A falta de hormônios femininos infelizmente pode afetar a beleza e trazer impactos importantes na autoestima da mulher.
Para você que está próximo dessa fase, ou então quer saber o que o período pode trazer ao corpo da mulher quando acontece, nós preparamos esse conteúdo por aqui. Nele você entende melhor o que é a menopausa e quais são seus impactos na beleza. Vem ver!
Afinal, o que é menopausa?
Antes de tudo é essencial entender de fato o que é a menopausa. Para quem não sabe, ela é uma fase natural no ciclo de vida de uma mulher e marca o fim da sua capacidade reprodutiva.
O período, normalmente, acontece após os 45 anos e se caracteriza quando a mulher passa mais de 12 meses sem menstruar. Ela também traz sintomas chatos como:
- Irregularidades menstruais;
- Ondas de calor (fogachos);
- Alteração no sono;
- Secura vaginal;
- Alterações na pele e no cabelo.
Você pode gostar de ler: Ácido Retinóico na skincare: Para que serve, benefícios, como usar e MAIS
Os principais impactos da menopausa na beleza mulher
Agora que você já entendeu melhor o que é a menopausa, ainda pode estar em dúvida sobre quais impactos o processo traz a beleza. Como vimos, a mudança hormonal acaba por trazer alterações significativas na pele e no cabelo.
Durante a menopausa, os níveis de estrogênio e progesterona diminuem significativamente, o que pode ter vários efeitos sobre o corpo, incluindo a pele e os cabelos. Assim listamos os principais deles a seguir:
Mudanças nos cabelos
Durante o processo, a queda de hormônio pode trazer queda de cabelo e também a diminuição da sua espessura. Tudo por conta da queda do estrogênio no corpo da mulher.
Mudanças na pele
Assim como os cabelos, a pele também acaba por trazer efeitos da menopausa. Neste caso é possível sentir um ressecamento mais aguçado, onde a redução dos níveis hormonais pode levar a uma redução na produção de óleo na pele, resultando em ressecamento e perda de elasticidade.
Além disso, a queda de hormônios também favorece ao aparecimento de rugas e linhas de expressão, já que há uma considerável diminuição do colágeno.
Existe como minimizar os efeitos?
Por fim, não podemos terminar esse conteúdo sem te contar dicas de como driblar o efeito da menopausa sobre a pele e os cabelos. Embora seja um processo natural e irremediável, alguns cuidados diários podem sim fazer diferença, bem como melhorar a autoestima feminina.
Assim, aqui vão algumas recomendações que pode ajudar nesta fase:
- Nas madeixas, aposte em produtos de cabelo hidratantes. Eles contribuirão para repor a umidade que a fibra perde nesta fase.
- Também evite usar com frequência aparelhos térmicos como secadores e chapinhas. Como os fios ficam mais frágeis, as chances de danos graves aumentam com a temperatura.
- Considere suplementos que promovam a saúde capilar e da pele, recomendados pelo médico.
- Para a pele, por sua vez, vale também investir no skincare diário como hidratantes, géis de limpeza e ativos de tratamentos contra o envelhecimento como os retinoides. Aposte também na proteção solar.