Início » Cabelo » Cabeleireiros revelam os 5 cortes que não servem para mulheres entre 40, 50 e 60 anos

Cabeleireiros revelam os 5 cortes que não servem para mulheres entre 40, 50 e 60 anos

Veja 5 cortes que não servem para mulheres depois dos 40 anos e que podem potencializar os sinais do envelhecimento

Os cortes de cabelo que servem ou não as mulheres de 40, 50 e 60 anos podem fazer a diferença para um visual harmonioso.



Embora o gosto pessoal tenha muita relevância, cabelereiros gringos afirmam que algumas opções podem não combinar tão bem assim nesta faixa etária, mesmo não sendo uma regra. A seguir, cinco deles foram bastante comentados pelos especialistas fora do Brasil.

Cinco cortes que não servem para mulheres acima dos 40

cortes que não servem
Cortes que não servem (Pinterest)

Especialistas recomendam evitar certos estilos de cortes de cabelo que podem expor rugas, cabelos ralos ou pele flácida, por exemplo. Por outro lado, um corte bem escolhido pode atuar como um lifting visual que enfatiza seus pontos fortes e esconde os sinais de envelhecimento.

Dentre os cortes que merecem ser evitados, segundo os cabelereiros estão:

1. Corte curto na altura do queixo com franja grossa e reta

Bob com franja grossa (Pinterest)
Bob com franja grossa (Pinterest)

O corte curto com franja grossa enfatiza cada parte da estrutura facial, incluindo as linhas e rugas ao redor dos olhos e da testa.

Segundo os especialistas, as franjas grossas criam uma linha pesada que pode parecer áspera e implacável, o que é especialmente perceptível em pessoas com pele seca ou madura.

Por outro lado, a franja reta e pesada também adiciona um peso visual que pode destacar a textura menos uniforme da pele, fazendo com que as rugas e linhas finas se tornem mais proeminentes.

2. Bob com divisão central

Bob com divisão central (Pinterest)
Bob com divisão central (Pinterest)

Uma divisão central, assim como a franja grossa, também pode acentuar a simetria do rosto, o que é bem desvantajoso para quem tem bastante rugas na testa ou cabelo ralo no topo da cabeça,por exemplo.

Essa divisão simétrica e reta pode fazer o rosto parecer mais largo e plano, dando a impressão de mais idade. A linha central, por sua vez, também acaba por destacar qualquer assimetria natural do rosto.

A recomendação é que pessoas com cabelo ralo evitem a divisão, já que ela pode mostrar o couro cabeludo, dando a aparência de menor densidade capilar.

3. Shag com muitas camadas

Shag com muitas camadas (Pinterest) - cortes que não servem
Shag com muitas camadas (Pinterest)

Embora os cortes shag possam ser muito rejuvenescedores, muitas camadas podem fazer o cabelo parecer mais fino e ralo, o que pode parecer bagunçado e envelhecido.

Especialmente com cabelos mais finos e enfraquecidos, o excesso de camadas pode destacar a falta de volume e densidade, segundo os cabelereiros. O aspecto despenteado e desorganizado, que não favorece a maturidade dos fios.

4. Bob com franja baby

cortes que não servem
Bob com micro franjas (Pinterest)

O Corte Bob com franja baby traz um aspecto retrô que pode ser muito expressivo. Porém franjas curtas podem também destacar a parte superior do rosto, incluindo a testa, rugas ou linhas de expressão.

Além de tudo isso, as micro franjas  podem reduzir o comprimento do rosto, dando uma aparência mais velha. Vale repensar o uso após os 40 anos.

5. Cabelo longo e completamente liso também estão entre os cortes que não servem

Cabelo longo e completamente liso - cortes que não servem
Cabelo longo e completamente liso (Pinterest)

Por fim, a lista de cortes que não servem para mulheres depois dos 40, segundo os cabelereiros traz também aquele cabelo longo, liso e sem qualquer camada.

O modelo pode pesar o rosto, esticá-lo visualmente para baixo e potencializar sinais de flacidez da pele. Esse efeito, inclusive, é especialmente perceptível em pessoas com características faciais menos cheias.

O comprimento e a lisura sem variação de textura ou volume fazem com que o rosto pareça mais longo e puxado, o que destaca a perda de elasticidade da pele e os sinais de envelhecimento.

Além disso, a ausência de movimento no cabelo pode fazer com que ele pareça sem vida e sem dinamismo. Por isso, vale muito repensar seu uso na fase madura da mulher.

Gostou de saber quais cortes evitar? Lembre-se que a recomendação é apenas uma dica, ok? Antes de tudo considere sempre seu gosto pessoal! 

Leia também: 5 cortes de cabelo médio grisalho para mulheres +50 de todos os estilos


Como estilizar cabelos curtos aos 40 anos: Dicas práticas

» Veja dicas de Moda e Beleza exclusivas para você

estilizar cabelos curtos
    Jornalista especializada em beleza e moda, dedicada a explorar o universo feminino há mais de dois anos. A cada artigo, busco trazer ideias que ajudem as pessoas a se sentirem bem consigo mesmas, sempre com um olhar atento às últimas tendências e inovações do mercado.

    2 comentários

    • Belíssimas dicas, indico.

    • Muito boa

    Deixe seu comentário