Mais uma tendência de décadas passadas está em alta, e aos pouquinhos, vem saindo das passarelas para entrar no cotidiano urbano. O chamado Blush Draping é o revival da vez, e diz respeito à técnica que “circula” as têmporas em formato de “C ” com blush.
Blush Draping: dos anos 70 para os anos 2020
Os anos 70 e 80 com certeza foram marcantes. Além de alguns dos maiores nomes da música mundial terem surgido nessa época, o modo como as pessoas se libertavam através da maquiagem era icônico.
Leia também: 3 Tendências de MAQUIAGENS para o Outono-Inverno: Arrase na nova estação
Com cores fortes e contrastantes, o blush draping foi tendência da época, ligando-se quase como um bloco até a sombra forte dos olhos, que podia ou não ter cores semelhantes.
Divas como Donna Summer, Cher e Madonna foram apenas algumas à repercutirem a moda do “C” na maquiagem, e a partir de então a sociedade adotou aquilo como a “cara” daquela década.
Retornando com tudo na década de 2020, a técnica foi muito usada nos últimos anos nas passarelas da NYFW e outras semanas de moda.
Assim, já há algum tempo ela pode ser vista sendo reproduzida entre as makeups de tapete vermelho, dando aspecto de rosto mais contornado às suas usuárias.
Moderno e inusitado, atualmente ele pode seguir cores que conversam diretamente com os tons naturais de corado da pele, como rosado e vermelho. Ou, de maneira mais divertida, o draping pode ter tons de lavanda, terrosos ou amarelo, que contrastam com a pele e podem se mesclar com a cor da sombra.
Rihanna é um exemplo de quem gosta de usar o blush draping para causar. Com contrastes belíssimos em seu tom de pele, ela torna a técnica mais ousada ao ampliá-la com a mesma cor de sombra.
Lifting natural na vida real
O modo de usar o blush variou muito desde que o rouge se tornou tendência, lá em meados do século XV. Dessa forma, de ano em ano, vemos as blogueiras “atualizando” seus seguidores sobre a nova “maneira certa” de usar esse produto que cora as maças do rosto.
Com isso, agora parece ser a vez de uma nova versão do blush draping.
Após anos embelezando as passarelas, a mesma técnica chega até as redes sociais como tendência de beleza “natural”.
O blush draping dos anos 2020 assume um aspecto muito mais sutil, sendo usado como uma espécie de lifting natural, para levantar as maças e aparentar um rosto mais fino.
Associado aos já conhecidos contornos (que por sorte vem se tornando mais naturais) e ao iluminador, essa técnica ainda entrega muita modernidade no dia-a-dia, porém, dando um ar mais saudável do que artístico.
Como reproduzir o blush draping em casa?
Há várias formas para conseguir o visual proporcionado pelo blush draping em casa e sem muito esforço.
Antes só é preciso decidir qual deve ser a vibe da maquiagem. Ou seja, mais marcada e divertida, ou nessa pegada mais 2023, super natural e saudável.
Se a ideia for a primeira opção (mais marcada) o ideal é fazer a técnica usando blush em pó. Opte por produtos de aspecto mais fino e fácil de esfumar.
Com um pincel de blush de tamanho médio, pegue um pouco de produto no pincel, tirando o excesso com batidinhas, e em seguida aplicando no ponto mais alto da maça (onde sentimos o ossinho), até um dedo acima da ponta da sobrancelha. Lembre-se que essa marcação precisa ter o formato de C.
No vídeo do canal da MAC no Youtube você acompanha um tutorial rápido e belo de como conseguir o efeito draping marcado. Confira:
Agora, se a ideia é um look mais natural, o produto mais indicado com certeza são os blushs cremosos, ou mesmo o lip tint.
Produtos cremosos tendem a aderir melhor a pele sem marcar em excesso. Por isso são ideais para a técnica draping mais saudável.
Confira a baixo um tutorial que vai te explicar exatamente como aplicá-la:
Para fechar a técnica e deixá-la ainda mais bonita, vale fazer uma misturinha com um pouco de iluminador também cremoso.
VEJA também:
Dermomake: O que são as maquiagens que prometem TRATAR a pele, guia completo