Unhas: 7 dicas de respeito para evitar que elas quebrem
Unhas quebradiças são mais comuns do que se pensa, assim como uma “pedra no sapato” das mulheres que buscam estar sempre com as mãos e pés impecáveis. A boa notícia é que existem boas dicas para contornar o problema e é justamente sobre isso que vamos falar hoje. Se você está enfrentando o problema diariamente, salve esse post por aí.
Unhas quebradiças: sete dicas para você levar no bolso
1. Mantenha as unhas sempre bem lixadas
A primeira dica que trazemos por aqui entre as dicas para unhas quebradiças é o ato de lixá-las corretamente. Embora você goste do formato quadrado, vale considerar o formato oval até que a sua unha se recupere por completo.
Unhas quebram por hábitos nocivos ou falta de vitaminas. Assim, busque mudar o formato por um tempo até que o tecido tenha forças.
2. Evite o hábito de retirar a cutícula sempre que for a manicure
Outra dica essencial e de ouro é o hábito de retirar a cutícula. Isso deve ser evitado. Já comentamos aqui no blog porque a prática é nociva às unhas. Assim, vale reconsiderar a prática toda vez que for a manicure. Embora no começo seja difícil, busque fazer um esforço para garantir unhas mais fortes.
Leia também: Cutículas: qual sua função, forma de cuidados e MAIS; Guia completo
3. Aposte em uma base fortalecedora para tratar as unhas fracas
Assim como lixar corretamente, experimente investir em uma base fortalecedora, bem como hidratantes para as unhas. Ao fazer isso você terá o combo perfeito para evitar que o tecido quebre com facilidade. Há fórmulas industriais ótimas, assim como bases criadas de forma caseiras que podem contribuir perfeitamente.
O que Mais Você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
4. Se alimente adequadamente para repor as vitaminas
E por falar em cuidado com as unhas, não podemos deixar de citar que entre as dicas também está a boa alimentação. Para que elas não quebrem, manter uma alimentação equilibrada e que reponha vitaminas é essencial.
Assim, inclua alimentos ricos em vitaminas A, B, C e D, cálcio, zinco e biotina. Esses nutrientes são essenciais para a saúde das unhas.
5. Antes de lavar a louça vista luvas
Outro ponto muito importante é o ato de cuidar das unhas durante os serviços domésticos. Produtos químicos agressivos acabam por enfraquecer o tecido e propiciar a quebra. Assim, use luvas ao lavar a louça, limpar a casa ou usar produtos químicos de limpeza.
6. Não use suas unhas como ferramentas para abrir as coisas
Caso você tenha mania de usar as unhas para abrir coisas também, vale reconsiderar o hábito. Diferente do que se pensa, ele é extremamente nocivo e pode também favorecer as quebras. Abrir latas, arrancar adesivos ou outras tarefas que possam causar tensão ou quebra devem ser evitadas.
7. Visite o dermatologista caso o quadro não melhore
Por fim, não podemos terminar esse post sem falar da busca por um profissional de saúde caso todas as dicas acima sejam colocadas em prática e não melhorem. Além de hábitos, questões de saúde e hormonais, por exemplo, podem estar envolvidas. Portanto, não deixe de buscar um dermatologista se a quebra estiver frequente e sem controle. Combinado?
Unhas de Natal ousadas que saem do verde e vermelho: 5 ideias para celebrar as festas indo além do tradicional
» Veja dicas de Moda e Beleza exclusivas para você
Deixe seu comentário