Início » Unhas Decoradas » Unhas Decoradas feitas em casa: os 12 erros que muitas mulheres cometem

Unhas Decoradas feitas em casa: os 12 erros que muitas mulheres cometem

Conheça os erros comuns cometidos pelas mulheres ao investir nas unhas decoradas feitas em casa e como evitá-los.

Unhas decoradas feitas em casa podem ser uma tarefa prazerosa e econômica. O problema é que quando não se tem habilidades, alguns erros frequentes na hora de fazê-las podem acontecer e afetar o resultado final.

A seguir, selecionamos os 12 erros mais frequentes que você deve evitar para garantir unhas decoradas impecáveis e saudáveis em casa. Vem ver!

12 erros que você pode estar cometendo nas unhas decoradas feitas em casa

Unhas Decoradas feitas em casa
Erros em unhas decoradas feitas em casa

1. Usar o alicate de cutícula para cortar as unhas

O primeiro da lista é o uso inadequado do alicate específico da cutícula. Vale lembrar que ele é projetado especificamente para remover as cutículas, porém muitas mulheres o usam também para cortá-las.

Isso pode danificar o equipamento e tornar a remoção das cutículas menos precisa. Portanto, utilize uma tesoura ou um cortador de unhas apropriado para esta função e deixe o de cutícula apenas para elas, combinado?

2. Usar o alicate cego, sem estar afiado

O problema é que além de cortar as unhas com o alicate de cutícula, como comentado acima, muitas mulheres também insistem em usá-lo sem qualquer afiação, dificultando o processo e trazendo danos as unhas.

Alicates sem corte adequado podem rasgar a cutícula em vez de cortá-la, o que causa lesões e aumenta o risco de infecções.  Assim, certifique-se de que suas ferramentas estão sempre afiadas ou substitua-as regularmente antes de iniciar a manicure.

3. Ignorar a presença de alguma inflamação sobre a unha

Unha com inflamação
Unha com inflamação

Fazer as unhas enquanto há inflamações também pode agravar o problema e espalhar a infecção. Porém, entre os erros comuns das mulheres nas unhas decoradas feitas em casa é justamente ignorar qualquer sinal de inflamação.

Além de trazer danos as unhas, o processo pode causar dor e até mesmo piorar um quadro antes controlável. Portanto, antes de prosseguir com a manicure, analise seus dedos e confira se eles estão realmente saudáveis.

4. Fazer as unhas decoradas quando estiver nervosa

O estado emocional pode afetar a precisão e a firmeza das mãos também, você sabia? O problema é que muitas mulheres não levam isso em consideração na hora de apostar na manicure caseira. Assim é comum que acidentes aconteçam como o famoso “bife”.

Tente relaxar e fazer a unha em um momento de calma para evitar acidentes e um acabamento irregular, ok?

5. Não permitir que as unhas descansem

As unhas também precisam de descanso para evitar fraqueza e quebra. A questão é que muitas inserem um esmalte atrás do outro, sem espaço para elas se recomponham.

Portanto, dê um intervalo entre as manicures para que elas possam se recuperar e “respirar”. 

6. Apostar nas unhas em casa sem qualquer habilidade

Tentar técnicas avançadas sem prática pode resultar em frustração e um acabamento ruim nas unhas decoradas também.

Porém, muitas mulheres insistem nisso e embora o ato de treinar levar a perfeição com o tempo, ainda assim o recomendado é deixar para profissionais os modelos mais avançados para evitar estresse.

Invista tempo em tutoriais e pratique gradualmente antes de se aventurar em designs mais complexos.

7. Lixar a unha pelo lado mais grosso

<yoastmark class=

Lixar as unhas pelo lado mais grosso pode causar danos estruturais e deixá-las frágeis, porém continua entre os erros comuns nas unhas decoradas feitas em casa.

Assim, utilize o lado fino da lixa para modelar as unhas com delicadeza e precisão.

8. Amolecer a cutícula sem hidratá-la antes

A cutícula hidratada amolece mais facilmente e é menos propensa a lesões, porém também é um passo facilmente esquecido na hora da manicure.

Utilize cremes específicos ou óleos antes de empurrá-las e removê-las. Isso ajudará a protegê-la.

9. Ser agressivo ao empurrar e retirar a cutícula também está entre os erros nas unhas decoradas feitas em casa

Empurrar a cutícula com força pode causar danos e inflamações, porém muitas mulheres gostam do aspecto “cutícula funda”. Se você é uma delas, vale repensar o hábito.

Seja gentil e use instrumentos apropriados para evitar machucados. Além disso, o ideal é não retirar a cutícula também segundo os dermatologistas.

10. Passar o esmalte diretamente na unha, sem fazer a camada protetora

Esquecer a base protetora
Esquecer a base protetora

Aplicar esmalte diretamente na unha pode causar manchas e enfraquecimento também, mas a base é geralmente esquecida. Por isso, aposte na base protetora ou fortalecedora para garantir a saúde da unha e maior durabilidade do esmalte.

11. Colocar acetona dentro do esmalte para soltá-lo no vidro

Acetona pode alterar a composição do esmalte, afetando sua qualidade e aplicação, porém é muito comum as mulheres a usarem para amolecer o esmalte que está acabando.

Caso você não queira perder a cor, utilize diluidores específicos para esmaltes, disponíveis no mercado. Uma boa alternativa, por exemplo, é o óleo de banana. Além de ter o esmalte preferido por mais tempo, sua qualidade permanece a mesma.

12. Passar o esmalte sobre a unha de maneira picada, não obedecendo uma ordem e quantidade suficiente

Por fim, um dos erros comuns nas unhas decoradas feitas em casa é aplicar o esmalte de forma desordenada, o que resulta em um acabamento irregular e com manchas.

O ideal é seguir uma sequência começando pelo centro e depois os lados, aplicando camadas finas e uniformes. Também adicionar uma boa quantidade de esmalte no pincel, eliminando apenas o excesso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Jornalista, pós-graduanda em Marketing Digital e apaixonada pelo SEO. Explorando o mundo da moda e da beleza há mais de um ano para encontrar os melhores produtos e dicas que promovam o bem-estar das pessoas.

    Deixe seu comentário