A transição capilar é um dos assuntos mais comentados pelas mulheres nos últimos anos. Com foco na mudança do visual e aceitação dos fios exatamente como eles são, muitas mulheres estão optando pelo processo e encontrando nele uma boa oportunidade de transformação. Neste conteúdo, portanto, você entende melhor o que é o processo. Vem ver!
O que é Transição Capilar?
Transição Capilar é o nome do processo onde as pessoas deixam de utilizar algum tipo de procedimento químico nas madeixas como os alisamentos. Dessa forma os fios possuem tempo hábil de crescer e se fortalecer naturalmente em seu formato original.
De modo geral o processo consiste em deixar o alisamento e dar lugar aos cachos sem muitos problemas. Contudo embora pareça algo fácil, a transformação exige mais que apenas a mudanças nas madeixas, mas também empoderamento já que as pessoas passam a valorizar seus cabelos no formato que são.
Como iniciar o processo
Como vimos acima, a transição capilar não é nada fácil e embora a pessoa tenha vontade de assumir seus cachos, sempre fica em dúvida de como iniciar o processo.
Vale destacar que não existe mistério para o procedimento já que ele precisa acontecer de forma natural. Contudo é claro que existe sim um passo a passo para seguir a fim de facilitar a adaptação. Portanto:
- Comece parando de aplicar químicas sobre as madeixas. Isso vale não só para colorações, mas principalmente para processos que envolvem alisamento artificial como escova progressiva e cremes relaxantes.
- Faça o grande corte. Chamam ele assim porque é ele quem delimita o cabelo com química do natural.
- Adote uma postura sem equipamentos térmicos. Secador e chapinha, por exemplo, também modelam as madeixas temporariamente e evitá-los permite que o processo aconteça da forma mais natural possível.
- Quando o novo cabelo sem química começar a crescer é hora de ter em mente que as texturas irão mudar. Portanto é hora de ficar atenta ao ato de pentear, já que é necessário ter paciência e carinho para não destruir o fio.
- Caso queira disfarçar o cabelo natural que está crescendo dos fios alisados, opte por penteados com tranças;
- Foque em um bom cronograma capilar. Vale lembrar que hidratar, nutrir e reconstruir os fios nesse processo é extremamente necessário. Portanto foque nele e não terá problemas.
Leia também:
5 alimentos que você pode consumir para FORTALECER o seu cabelo
Cronograma capilar: entenda como criar essa rotina e garantir saúde aos seus fios
Quanto tempo dura a transição capilar
Outra dúvida comum de quem opta pela transição capilar é o tempo que ela dura. Neste caso é importante ter em mente que ele não acontece de uma hora para outra e será necessário trabalhar a cabeça para aceitar os novos fios que estão chegando. Portanto não existe um tempo exato para que ele dure.
Lembre-se: cada cabelo cresce em ritmos diferentes e é importante respeitar isso. Não existe fórmula mágica para acelerar o processo exceto as naturais como uma boa alimentação e o cronograma capilar.