A Síndrome das Unhas Frágeis é mais comum do que se pensa, porém não é tão abordada como deveria. O problema afeta a resistência da unha, bem como a autoestima principalmente feminina. Se você ainda não havia ouvido falar do problema, não se preocupe. Neste conteúdo você entende tudo sobre ele. Vem ver!
O que é Síndrome das Unhas Frágeis?
A Síndrome das Unhas Frágeis é caracterizada como um problema severo nas unhas, onde elas acabam amolecidas, mais finas e com dificuldade de crescimento. Tem nos fatores químicos e físicos os principais responsáveis pelo problema.
Leia também: Melanoma de Unhas: O que é, como identificar, tratamento e MAIS, FIQUE ATENTA
Todos esses sintomas acabam surgindo de uma vez só e trazem consigo aspectos de rachaduras e descamações. Algo que afeta a qualidade da unha, bem como a autoestima da pessoa.
Quanto mais se demora para tratar, mais a síndrome afeta o tecido ungueal podendo acometê-lo na totalidade. Neste caso a parte dura da unha, onde existe queratina pode sentir os efeitos e resultar até mesmo na perca da unha.
Principais causas da Síndrome das Unhas Frágeis
Embora a causa específica da síndrome das unhas frágeis não seja específica, o problema tem em fatores externos e físicos seus principais responsáveis. Entre eles estão:
- O uso em excesso de esmalte;
- O contato frequente e direto com água;
- Deficiência de vitaminas;
- Falta de alimentação balanceada;
- Doenças autoimunes;
- Anemia;
- Traumas, infecções e inflamações diretamente nas unhas.
Existe tratamento para o problema?
A boa notícia é que existe como tratar a Síndrome das Unhas Frágeis. Neste caso, se você já apresenta os sintomas é necessário buscar orientação médica de um dermatologista para um diagnóstico mais preciso.
A principal forma de tratamento, no entanto, está nos cuidados diários. O uso de luvas, por exemplo, é recomendado principalmente para evitar o contato com produtos químicos como detergentes, por exemplo.
Além disso, manter as unhas aparadas e hidratadas é um importante meio de reestabelecer seu formato original. Tratar ou controlar as doenças do organismo que trazem efeitos sobre as unhas também é importante. Óleos e bases fortalecedores encaixam muito bem.
Leia também>Melanoma de Unhas: O que é, como identificar, tratamento e MAIS, FIQUE ATENTA
Como evitar
Por fim, antes de querer tratar o problema, o melhor mesmo é evitá-lo, não é verdade? Assim para evitar a síndrome das unhas frágeis foque em alguns cuidados diários.
Igual ao tratamento, as unhas ficam mais saudáveis e protegidas quando cuidados extras antes dele acontecer são realizados e não somente quando acontecem. Portanto:
- Evite o contato frequente com água e outros produtos agressivos;
- Diminua o uso de removedores de esmaltes;
- Não retire as cutículas, já que elas protegem a unha contra fungos e bactérias;
- Foque em uma alimentação balanceada e que possua vitaminas que auxiliem no fortalecimento e crescimento da unha.