Ícone do site Belleza Moderna

Reconstruindo a verdade sobre os suplementos dietéticos e seu uso

Durante décadas, pessoas de todas as idades têm consumido nutrientes além daqueles encontrados nos alimentos. Esses suplementos dietéticos são especialmente úteis para pessoas mais jovens e mais velhas para prevenir problemas de saúde futuros, como artrite, osteoporose e outras doenças e complicações físicas. 

Nesse sentido, os suplementos alimentares podem ser apresentados de várias formas, de acordo com as necessidades e, sobretudo, com a conveniência de quem os requer. Essas formas incluem cápsulas, comprimidos, pós, tabletes, líquidos e extratos. Em termos de conteúdo, podemos estar falando de enzimas, minerais, fibras, aminoácidos ou o mais comum entre eles: vitaminas

Os especialistas em nutrição são aqueles que recomendam o consumo desses suplementos alimentares em situações específicas: alguns os adicionam para acompanhar uma refeição ou bebidas, outros para serem tomados uma ou duas vezes ao dia em uma determinada quantidade de horas. 

Mesmo assim, há certos mitos em torno do uso de suplementos que devem ser discutidos no lugar de seus grandes benefícios.

Benefícios comuns dos suplementos dietéticos

Quando se fala em suplementos alimentares, muitas pessoas os relacionam a produtos associados a exercícios. Embora esse seja um aspecto considerado ao serem consumidos, na realidade eles são componentes que todo ser humano deveria ter normalmente em seu corpo, mas que, por uma razão ou outra, não tem. Dessa forma, os suplementos são benéficos para a saúde, desde que sejam tomados em tempo apropriado. 

Emagrecedores, multivitaminas, ômega 3 e colágeno 

Os suplementos que as pessoas encontram com mais frequência estão diretamente relacionados à dieta e à perda de peso. Isso se deve ao fato de que a obesidade, uma condição bastante comum na sociedade atual, pode trazer muitos problemas de saúde, tanto físicos quanto mentais, sem falar na estética, que é essencial para muitas pessoas. Os suplementos mais comuns na natureza para fazer dieta são o chá verde, o alho e até mesmo a cafeína. 

Os suplementos vitamínicos são muito importantes para a saúde geral de muitas pessoas, pois evitam vários déficits. Do ponto de vista médico, esse tipo de suplementação pode ser impraticável, por isso é sempre muito mais conveniente consumir vitaminas específicas que são imperativas para o paciente com um déficit específico. 

Para fortalecer a conexão dos neurônios e reduzir certas gorduras no sangue, as pílulas de ômega 3 têm mostrado excelentes resultados. Embora essas pílulas possam oxidar rapidamente, desde que sejam tomadas em horários determinados e a data de validade seja observada, esse ácido graxo traz uma infinidade de benefícios à nossa saúde. 

Finalmente, devemos falar sobre o famoso colágeno, uma proteína que pode ser encontrada na ervilha, na soja ou no lacto-soro. No entanto, muitas pessoas precisam desse suplemento, em parte porque há muitos tipos de colágeno e em parte porque algumas pessoas não conseguem absorvê-lo adequadamente. Essa proteína também é benéfica para as articulações, unhas, dentes e até mesmo para a pele.

Como os suplementos dietéticos são consumidos

Existem maneiras específicas de tomar suplementos dietéticos? A realidade é que sim, e existem várias por um simples motivo: cada suplemento tem determinadas funções e efeitos, portanto, cada um desses suplementos deve ser consumido com cautela e com base em várias fontes para obter o melhor de cada um deles. 

Alguns suplementos, em termos de dosagem (ou seja, a dose de medicamentos ou nutrientes), devem ser tomados com o estômago vazio, pois isso permite que o corpo os absorva melhor e de forma mais eficaz. Esse tipo de suplemento também requer uma dieta que evite bebidas como leite, café ou aquelas que contenham base de soja, pois elas podem diminuir a absorção do mineral. 

Um exemplo claro de suplementos que são consumidos com o estômago vazio é o ferro, que é amplamente utilizado por pessoas que sofrem de anemia. Uma regra que poucas pessoas conhecem é que todo suplemento, seja de vitaminas, proteínas ou qualquer outro tipo de suplemento, desde que não contenha calorias, pode ser tomado com o estômago vazio sem nenhum problema. 

Os nutricionistas, quando necessário, também tentam garantir que seus pacientes possam combinar determinados suplementos quando possível, seja com o estômago vazio ou acompanhados de alimentos. Um caso que está relacionado ao mencionado acima é o do ferro, que geralmente é combinado com uma dose de vitamina C antes das refeições. 

Nesse sentido, há suplementos essenciais, como a vitamina B12 (para quem tem problemas digestivos), que são tomados em cápsulas que geralmente contêm uma quantidade suficiente para ser consumida apenas uma vez por semana. 

Impacto dos suplementos dietéticos na saúde e no bem-estar

Sem dúvida, os suplementos dietéticos ocupam um lugar imperativo na vida de muitas pessoas, sejam elas crianças, jovens, idosos, atletas ou pessoas sedentárias. No entanto, para pessoas com mais de 50 anos, essa necessidade costuma ser muito comum. A falta de minerais e de algumas vitaminas essenciais é comum a partir dessa idade, portanto, consumir esses produtos é uma parte essencial da vida. 

Embora nos refiramos a esses casos específicos, esses nutrientes são essenciais e desempenham a mesma função para todos. O cálcio, por exemplo, é um mineral de vital importância para o fortalecimento dos ossos ao longo da vida, pois ajuda a prevenir fraturas e lesões ósseas. A vitamina D, por sua vez, pode ser adquirida naturalmente do sol, mas algumas pessoas vivem em áreas onde, às vezes, pode faltar.

A vitamina B12, mencionada acima, é responsável por proteger os nervos do corpo e as células vermelhas do sangue. Ao mesmo tempo, a vitamina B6 é responsável por fazer com que a medula óssea produza essas células sanguíneas, produzindo enzimas e promovendo o desenvolvimento do cérebro do feto durante a gravidez.

As proteínas, em termos gerais, são consideradas macro nutrientes porque fazem parte dos ossos, músculos, nervos, pele, hormônios, anticorpos e até mesmo do cabelo e das unhas do corpo humano. O crescimento e o desenvolvimento saudáveis do físico e até mesmo as capacidades neuronais das pessoas dependem desse nutriente, aumentando assim a chance de viver por muitos anos de forma saudável.

Por último, temos os antioxidantes, que são responsáveis por nos proteger contra certas doenças. Neles, podemos encontrar elementos como betacaroteno, selênio e muitas vitaminas, que retardam o processo de envelhecimento das pessoas, reduzem a possibilidade de produção de células cancerígenas, úlceras gástricas e danos à pele, além de fortalecer o sistema imunológico.      

Os suplementos alimentares podem ser encontrados principalmente em alimentos e bebidas de uso diário. O ideal é que esses produtos sejam consumidos de tempos em tempos para promover uma saúde física e mental mais acentuada. 

Dar ao corpo o que ele precisa é uma obrigação, a fim de viver uma vida plena, saudável, confortável e muito mais longa pelo maior tempo possível!

Sair da versão mobile