Na busca incessante por uma pele saudável e radiante, muitas pessoas acabam caindo na armadilha de misturar diferentes produtos de skincare, acreditando que isso potencializará os resultados.
No entanto, de acordo com a esteticista Talita Rodrigues, essa prática pode ser prejudicial e até mesmo perigosa para a pele. A seguir, o Belleza Moderna reúne algumas dessas combinações perigosas e explica os ativos que não devem acabar misturados.
Ativos: quais os produtos de skincare que não devem misturados?
Os principais produtos de skincare que não devem ser misturados, segundo Talita, são aqueles que trazer ativos na composição.
Ela explica que eles são componentes que promovem mudanças na pele, como clareamento ou rejuvenescimento. Assim, acabam mais potentes, e é preciso ter muito cuidado ao usá-los em conjunto.
Algumas combinações de ativos podem causar reações adversas na pele por se tornarem bastante agressivas como vermelhidão, descamação e sensibilidade. Assim, Talita alerta para algumas delas como:
- Mistura de peróxido de benzoíla, anti-inflamatório usado no tratamento da acne, com ácido retinoico (vitamina A), conhecido por seu efeito antienvelhecimento;
- Mistura de peróxido de benzoíla com vitamina C;
- Combinação de ácido retinoico com alfa-hidroxiácidos (AHAs), como os ácidos glicólico e mandélico, que são esfoliantes potentes.
- Ácido Salicílico com ácido retinóico, os quais podem se tornar bastante agressivos a pele se combinados.
Combinações que funcionam
Apesar dos riscos, Talita também menciona que algumas combinações podem ser benéficas, se usadas corretamente.
A vitamina C combinada com o ácido retinoico, por exemplo, pode oferecer brilho à pele e ajudar na redução de manchas. Porém, é importante ter uma pele resistente, pois essa combinação pode não ser ideal para peles mais sensíveis, neste caso.
Outra combinação interessante tem sido o ácido salicílico com ácido mandélico, presente em vários cosméticos, assim como a vitamina C com a niacinamida (Vitamina B3). Ambas precisam de cuidados na combinação, assim como peles mais resistentes. Porém o resultado pode ser bem positivo.
Ela também comenta combinação de vitamina C com filtro solar, a qual pode ajudar a prolongar a proteção dos raios solares.
Recomendações da esteticista
Por fim, Talita ressalta que o primeiro ponto antes de misturar produtos de skincare é entender quais são os “ativos” presentes neles.
A esteticista ainda ressalta a importância do uso de hidratantes em qualquer rotina de skincare.
Também recomenda que iniciantes comecem com apenas um ativo, utilizando-o consistentemente por dois a três meses antes de incorporar outros à rotina. Isso evitará sobrecarregar a pele e consequentemente deixá-la em perigo.
Continue lendo: Vitamina C nanoencapsulada: A nova geração de skincare para uma pele perfeita