Protetor solar físico e químico: entenda as diferenças entre os produtos
O verão já está aí e com ele a preocupação com os raios solares na pele. Embora a proteção deva acontecer o ano todo é na estação mais quente do ano que os anúncios de protetor solar físico e químico aparecem com mais frequência causando aquela dúvida: qual escolher, afinal?
Para te ajudar nesta missão descrevemos neste conteúdo as principais diferenças dos dois protetores. Vem ver!
Diferenças do protetor Solar físico e químico
Tanto o protetor solar físico quanto o químico possuem a função de proteger a pele contra os raios UV, ou seja, aqueles emitidos pelo sol.
A questão é que embora possuam a mesma função, ambos os produtos possuem formulações diferentes as quais precisam ser entendidas antes de você optar por um deles. Abaixo especificamos cada um, olha só:
Protetor Solar Químico
O protetor solar químico é o protetor solar que utiliza em sua formulação moléculas que absorvem a radiação UV e a transformam em uma barreira cutânea. Neste caso o produto utiliza dos efeitos químicos para impedir que a radiação entre sobre a pele e assim cause queimaduras.
Dentre as vantagens do produto está o fato dele ser encontrado facilmente já que é vendido em todos os locais do país. Além disso, ele também conta com um preço mais barato.
O que Mais Você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Já entre as desvantagens está o fato dele não durar por muito tempo, necessitando de reaplicação e por conter produtos químicos não é indicado para peles mais sensíveis.
Protetor Solar Físico
O Protetor solar físico, por sua vez, diferente do químico é composto por minerais como Zinco e Titânio. Neste caso a pele não absorve o produto e ele funciona como uma espécie de refletor. A radiação bate na pele e volta não entrando no organismo.
Dentre as vantagens está o seu efeito imediato e também a permanência já que dura mais tempo. Além disso é indicado para grupos de riscos como grávidas e crianças pois a pele não absorve o produto. Dentre as desvantagens, por sua vez, estão o fato do preço ser mais caro e ele não estar tão disponível assim.
Leia também:
O estresse pode estar PREJUDICANDO a sua BELEZA – entenda por que
Check list das diferenças
Portanto anote aí:
- Protetor químico é mais barato, fácil de encontrar, porém precisa ser reaplicado mais vezes. Ele utiliza produtos químicos que reagem com os raios solares a fim de criar uma barreira de proteção.
- Protetor físico usa minerais ao invés de produtos químicos, não absorve na pele e cria a barreira estilo refletor, onde os raios batem e voltam. Contudo não é barato e nem tão fácil de encontrar.
Qual escolher
Por fim, não podemos terminar esse artigo sem falar do qual protetor escolher, não é verdade? A escolha, neste caso, é bastante pessoal. Como vimos acima ambos possuem a função de proteger a pele e a cumprem muito bem.
Portanto, caso você seja mais do estilo “natureba” e super a favor do mundo sem química com certeza a opção física é uma boa opção. Já se o orçamento estiver mais enxuto e você precisa encontrar a proteção solar mais rápido talvez a opção química ainda seja a melhor escolha.
Tenha em mente que é super necessário passar o protetor solar diariamente, por isso, independente da sua escolha, lembre-se de usá-lo.
ESTA é a aposta de cor para 2025 quando falamos em maquiagem: marsala vai estar por tudo e em todas, desde os 20 até os 60 anos!
» Veja dicas de Moda e Beleza exclusivas para você
Deixe seu comentário