Início » Skincare » Poros dilatados: entenda as causas, como evitar e mais

Poros dilatados: entenda as causas, como evitar e mais

Cuidar da pele sempre leva as pessoas a buscarem por informações relevantes do tecido. A presença de poros dilatados, por exemplo, está entre elas e embora as causas sejam mais comuns do que se pensam, muitas mulheres não sabem como evitar ou tratar.

Por isso, neste conteúdo, iremos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vem ver!

Poros Dilatados. Foto mostra mulher branca, ruiva com uma lupa sobre o rosto mostrando os poros mais dilatados.

Afinal, o que são Poros Dilatados?

Poros Dilatados são aberturas na pele que apresentam um diâmetro maior do que o normal. Todo mundo possui poros, os quais são pequenos orifícios na pele, contudo quando acabam dilatados, também ficam visíveis e trazem certo desconforto.

Dessa forma, eles também visivelmente maiores e mais abertos, geralmente devido ao acúmulo de óleo, sujeira e células mortas da pele.

Você pode gostar de ler: Itens INOVADORES que você PRECISA ter para revolucionar a sua skincare

Principais causas do problema

Se você vem sentindo seus poros mais dilatados, por sua vez, vale saber que eles podem acabar sendo desenvolvidos por uma série de fatores. Por isso, a seguir listamos algumas das principais causas:



  • Produção excessiva de sebo: Embora a oleosidade ajude a proteger a pele, seu excesso pode acabar obstruindo os poros, fazendo com que eles pareçam maiores.
  • Falta de elasticidade na pele: Outra causa comum envolve o envelhecimento, a qual perde elasticidade. A consequência são poros maiores.
  • Acúmulo de impurezas: O acúmulo de células mortas, poluição e outros resíduos também são responsáveis por poros mais dilatados.
  • Genética: Por fim, não podemos esquecer da genética, uma vez que ela também pode desempenhar esse papel de expandir o poro.

Existe como evitar os poros dilatados?

Embora a genética tem uma grande culpa na dilatação dos poros e sua eliminação total não seja possível, há sim maneiras de minimizar o problema. Como vimos, o ambiente externo está inteiramente ligado ao seu desenvolvimento, assim agindo sobre eles, as chances de diminuí-los são grandes.

Para prevenir, por exemplo, vale:

  • Manter uma rotina de limpeza adequada da pele. Crie uma rotina de skincare, como foco na limpeza do tecido e terá bons resultados.
  • Usar protetor solar diariamente. Proteger a pele do sol também se faz necessário, já que os raios solares podem danificar a pele e contribuir para o aparecimento de poros dilatados.
  • Evitar esfregar o rosto com força. O hábito pode irritar a pele e piorar a aparência dos poros com esse tipo de característica.
  • Investir em produtos com ácido salicílico, ácido glicólico e ácido hialurônico. Esse tipo de ingrediente acaba por atuar diretamente nos poros e mantê-los em tamanho normal, uma vez que atuam contra o envelhecimento da pele.

Sobre os ácidos no skincare: Tire suas dúvidas: Como escolher o produto com o ÁCIDO ideal para a sua pele

Como tratar e disfarçar o problema

Poros Dilatados

Por fim, se você estiver incomodada com a aparência dos poros dilatados, vale destacar que existem alguns tratamentos que podem ajudar. Todos, no entanto, são procedimentos estéticos em clínicas.

Entre eles, por exemplo, estão peelings químicos, os quais usam ácidos para remover as camadas externas da pele, o que pode ajudar a reduzir a aparência dos poros dilatados. Também microdermoabrasão, que por sua vez, usa um jato de cristais para esfoliar a pele e por fim, o laser, que pode ajudar a fechar os poros.

Caso você precise disfarçar o problema, por sua vez, vale optar por algumas alternativas de disfarce como: maquiagem corretiva e aplicação de base em pó. Contudo evite produtos de maquiagem muito pesados, já que eles podem acabar piorando a aparência.


Baby botox é a nova febre do skincare que você precisa conhecer

» Veja dicas de Moda e Beleza exclusivas para você

Jornalista especializada em beleza e moda, dedicada a explorar o universo feminino há mais de dois anos. A cada artigo, busco trazer ideias que ajudem as pessoas a se sentirem bem consigo mesmas, sempre com um olhar atento às últimas tendências e inovações do mercado.

Deixe seu comentário