O “Nevou” é a tendência de platinar o cabelo que está voltando com tudo nesse 2023 e deve fazer a cabeça da galera, especialmente durante o outono-inverno. Mas apesar de lindo e invejável, não há como negar que o platinado exige cuidados redobrados para se manter saudável e sempre bonito, como a gente te explica melhor nos próximos parágrafos.
O “Nevou” no cabelo de 2023
A moda “Nevou” é a tendência que alinha o cabelo descoloridos até quase o branco, com os comprimentos curtíssimos, por vezes raspados.
Leia também: ESSES erros danificam diariamente seu cabelo: evite-os AGORA!
Mas apesar do visual super contemporâneo, a verdade é que platinar os cabelos é uma tendência que nunca sai de moda, e que, independente do comprimento, exige diversos cuidados.
Platinar os fios exige atitude e cuidados
Desde meados dos anos 1950, o loiro quase branco passou a fazer parte da vida das mulheres influenciadas por ninguém menos que Marilyn Monroe. Durante vários anos o visual blondie platinado de Marilyn foi replicado, porém, na época era muito difícil manter um cabelo descolorido, saudável.
Ao longo das décadas, os loiros continuaram, e continuam, sendo uma das colorações de cabelo preferidas de muita gente. E após uma febre reavivada em meados de 2015, os platinados retornaram com força total, só que agora com muito mais recursos para mantê-lo sempre lindo.
Em 2023 essa tendência está voltando, seja com o Nevou ou com outras técnicas, e além do perolado, os tons de cinza chegam com tudo na nova estação, modernizando o visual quando mesclado com mechas ou raiz mais escura.
Mas, afinal, como mantém um cabelo nesse nível de descoloração saudável? Bem, já avisamos que essa não é uma tarefa simples. Um cabelo platinado precisa de cuidados e manutenção frequente, e a seguir a gente te conta tudo o que é necessário para tê-lo sempre lindo.
O profissional certo é a chave para um platinado exuberante
O primeiro cuidado para garantir um platinado saudável começa antes mesmo da coloração. A escolha de um profissional especializado em mechas é essencial para alcançar o platinado dos sonhos.
Descoloração é um dos procedimentos mais complexos para se fazer no salão, exige muito conhecimento, técnica, atenção e produtos de alta qualidade. Se todo esse “checklist” não for cumprido, as chances de você sair da cadeira do cabeleireiro chorando ao invés de sorrindo, são enormes.
Portanto, se a ideia é ter o cabelo platinado, você precisa investir de verdade nesse procedimento. Busque por um profissional experiente e especialista nessa área e tenha em mente que esse é realmente um daqueles casos em que “o barato pode sair muito, muito caro”.
Cronograma capilar com foco em reconstrução e nutrição
Mas claro que sair do salão com os cabelos super claros é só o início da jornada. Criar uma rotina de cuidados em casa é o que vai garantir que seus fios não fiquem elásticos e acabem quebrando.
Para isso, o melhor é aderir ao cronograma capilar, com foco nas fases de reconstrução e nutrição.
Ao passar por um processo de descoloração, não só o pigmento, mas também a maior parte dos nutrientes que compõe a massa do cabelo, são retirados do fio. Assim, durante todo o primeiro mês você precisará repor esses benefícios perdidos com uma boa máscara de reconstrução e reposição de massa.
O ideal é pedir para que o próprio cabelereiro monte esse cronograma, que deve ser seguido à risca até que o cabelo volte a sedosidade normal.
Lavagens menos frequentes
Outro cuidado para se ter ao adotar a tendência Nevou, ao apenas ao platinar o cabelo de qualquer comprimento, é com as lavagens.
Além de trocar os shampoos com sulfato por outro(s) menos agressivos, o ideal é diminuir as frequências de lavagem dos fios para 2 ou no máximo 3 vezes na semana.
Mesmo com cuidados, lavagens demais tendem a ressecar ainda mais o cabelo. E só Deus e o seu cabeleireiro sabem como um cabelo platinado resseca!
Matizador precisa ser usado com cuidado
Matizadores são produtos que podem ter cores cinza, azul ou roxo, e que servem para retirar os pigmentos amarelos e alaranjados do cabelo loiro.
Eles devem ser usados de 15 em 15 dias, ou uma vez por mês para garantir um platinado sempre clarinho. Mas atenção, a composição do matizador é muito importante para que ele acabe não ressecando o seu cabelo.
O ideal é sempre investir em matizadores de marcas profissionais e seguir religiosamente o tempo de ação descrito na embalagem.
Usar menos instrumentos de calor
Por fim, sim, ao platinar o cabelo saiba que você vai sim precisar dosar o uso do secador, chapinha, babyliss e outros instrumentos de calor.
Como dito, o platinado deixa sim o cabelo muito mais frágil e fácil de ressecar, e esses dois fatores são potencializados pelo uso das ferramentas de calor.
Assim, além de obrigatoriamente sempre usar um bom protetor térmico nos fios, o ideal é reduzir o uso de todas essas ferramentas.
Mas atenção, cabelos descoloridos que acabaram ficando pouco ou muito elásticos depois do procedimento, tendem a reter muito mais água, mas não devem permanecer molhados por muito tempo. O peso da água nos fios vai esticá-los até o limite, podendo resultar na quebra.
Então, se isso acontecer, não deixe o seu cabelo secando naturalmente. O ideal é secá-los no jato frio do secador até que você consiga recuperar a normalidade dos seus fios.
CONFIRA Também:
TENHA o cabelo LOIRO Perolado das FAMOSAS, guia para ficar irreconhecível em 2023