Se tem uma coisa que as mulheres não se atentam muito é o hábito de limpar a escova de cabelo com frequência. Para quem não sabe, o fato de higienizar é muito importante para preservar a saúde capilar. Pensando nisso decidimos elencar aqui os motivos pelo quais você precisa lavar sua escova de cabelo. Vem ver!
2 motivos para lavar a escova de cabelo periodicamente
Assim como os pincéis de maquiagem, engana-se quem pensa que a escova de cabelo não deve ser lavada. Pelo contrário, o acessório pode trazer problemas a saúde, assim como ao próprio produto quando armazenado de forma errada e sem limpeza.
Por isso aqui vão 2 motivos para lavar a sua escova de cabelo com frequência:
Durabilidade do acessório
O primeiro motivo diz respeito a durabilidade. A falta de limpeza adequada e o fato de não lavar a escova de cabelo pode acabar danificando o acessório já que acumula fios e produtos usados no cabelo como cremes de pentear, de hidratação e até mesmo tecidos mortos do próprio couro cabeludo.
Todo esse acúmulo, por sua vez, acaba por deixar as cerdas mais enfraquecidas e capazes de quebrar com facilidade. Portanto a vida útil do objeto pode ser danificada e aquela escova maravilhosa que você ama pode não durar o tempo exato que era para durar.
Saúde capilar em risco
Outro motivo importante para lavar a escova do cabelo é o risco de doenças no couro cabeludo. Vale lembrar que os produtos usados sobre as madeixas geram umidade, um prato cheio para a proliferação de bactérias e fungos.
Quando não retirados da escova eles são passados novamente no cabelo e assim desenvolvem uma série de complicações aos fios e a sua saúde.
Leia também:
Corte químico: por que ele acontece e como EVITAR
Como fazer para lavar a escola de cabelo da melhor forma agora que você já sabe os motivos
Bom, agora que você já sabe os motivos para lavar a escova do cabelo, vale saber como fazer essa limpeza. Vale lembrar que manter as cerdas higienizadas colabora até mesmo para a qualidade das suas madeixas.
Na ocasião a limpeza tem que acontecer periodicamente, onde o sabão neutro e água corrente podem ser usados para a limpeza das cerdas. Contudo caso a sujeira esteja realmente impregnada é hora de deixar o acessório de molho por pelo menos 30 minutos na água com sabão.
Após a retirada dos resíduos é hora de deixar secar. Neste caso opte por deixá-la em um ambiente ventilado, onde o vento faça a secar naturalmente. Quando estiver totalmente seca utilize álcool 70% através de um borrifador para finalizar.
Por fim, vale lembrar que algumas escovas possuem métodos de limpeza específicos e são indicados pelo fabricante. Neste caso antes de iniciar o processo de limpeza acima vale dar uma procurada na internet sobre o manual do acessório. Ok?