Com o mundo cada vez mais livre e empoderado, muitas questões passaram a ser debatidas e colocadas em prática. Um deles, por exemplo, é a moda agênero. Você já ouviu falar sobre ela? Se a resposta é não, não se preocupe. Por aqui a gente te conta tudo sobre o assunto.
O que é Moda agênero?
Moda agênero é um estilo de roupa que não leva o gênero da pessoa em consideração na hora da criação da peça. Neste caso, a moda não deixa o vestuário dividido entre o que é ou não masculino ou feminino. As pessoas são livres para usarem a peça que se sentirem confortáveis, sem as amarrações dadas pela sociedade.
Principais características da moda agênero
Dentre as principais características da moda agênero, por sua vez, estão peças de roupa sem rótulo, onde vestidos podem ser encontrados no vestuário masculino, assim como looks com cropped, saias e outras combinações. O mesmo vale para peças que seriam destinadas aos homens, mas que fazem parte do estilo da mulher.
Vale lembrar também, que diferente do que se pensa, esse tipo de moda não tem relação com identificação sexual ou de gênero pelas pessoas. Embora o termo tenha se popularizado com a luta contra a homofobia, as roupas criadas pela moda não estão ligadas diretamente ao movimento LGBT+.
Leia também: Feng Shui nas roupas: Como utilizar as cores para atrair boas energias
Famosos que aderiram às peças
Agora que você já entendeu melhor o que é a moda agênero, vale saber que não é de hoje que ela acontece. Atualmente as peças no estilo estão mais em destaque, porém no passado artistas famosos já abordavam a necessidade de se falar sobre o assunto.
Dentre os exemplos estão Elton Jhon, Sam Smith, Bilie Eilish. No cenário brasileiro também é possível encontrar famosos apostando nas peças como Lil Nas X, Vitão, Gabriel Santana e Marcella Rica estão entre as inspirações.
Desafios deste tipo de peça
Por fim, antes de terminar esse conteúdo, não podemos deixar de falar sobre os desafios que a moda agênero possui. Embora ela esteja se popularizando, bem como se tornando mais presente nas passarelas e eventos de destaque, ainda assim é possível encontrar dificuldades.
Peças como vestidos e saias, por exemplo, são difíceis de encontrar em tamanhos confortáveis para o corpo do homem. Assim, a moda agênero tem um longo caminho a percorrer segundo estilistas, contudo mesmo lento tem se mostrado a escolha das roupas do futuro.
Leia também: Moda Inverno 2023: o que não pode faltar no seu guarda roupa na estação mais chique do ano