Se você já fez alisamento capilar com certeza já ouviu falar sobre a guanidina. Ele é um ativo presente no procedimento com a missão de relaxar os fios. Embora seja constantemente usado, o produto tem seus riscos, bem como um tempo específico para ficar sobre as madeixas.
Por isso, neste conteúdo separamos um guia completo para você entender melhor sobre o assunto. Vem ver!
Afinal, o que é Guanidina?
Guanidina é um ativo químico presente em produtos de alisamento capilar. Usada por suas propriedades alcalinas, a substância tem como função relaxar a estrutura do cabelo, tornando-o temporariamente mais liso.
Ela ajuda a quebrar as ligações de dissulfeto no cabelo, o que permite que ele seja moldado em uma forma mais lisa. Isso é útil para pessoas com cabelos naturalmente cacheados ou ondulados que desejam alisá-los, por certo período, por exemplo.
Leia também: Óleo de Alecrim no cabelo: ajuda mesmo no crescimento capilar?
Para que ela geralmente serve?
A guanidina tem várias marcas, assim como duas finalidades, sendo:
Relaxamento Capilar, onde o ativo quebra as ligações na estrutura do cabelo e permite que as fibras capilares sejam esticadas e assumam uma forma mais lisa.
Redução de Volume, onde além de alisar o cabelo, a guanidina também ajuda a reduzir o volume, o que é benéfico para quem tem cabelos muito crespos ou volumosos.
Riscos da Guanidina
Embora proporcione um alisamento capilar eficiente, a guanidina também traz riscos as madeixas devido à química. Dentre eles, por exemplo, estão:
- Danos ao Cabelo, onde o uso excessivo ou inadequado pode tornar o cabelo frágil, quebradiço e propenso a danos.
- Irritação do Couro Cabeludo, visto que processo químico acaba por causar lesões na pele e deixar a região mais sensível.
- Risco de Corte Químico, uma vez que a guanidina não é compatível com outros produtos químicos como o hidróxido de sódio.
Leia também: Alisar e pintar o cabelo no mesmo dia? Entenda se isso é possível e sem causar danos aos fios
Quanto tempo o produto dura sobre o cabelo?
Por fim, não podemos terminar esse conteúdo tem se contar o tempo que a guanidina realmente dura nas madeixas. Embora ela traga um alisamento perfeito e bem interessante, ele acaba temporário, o que necessita de retoques.
Primeiramente, vale destacar que a duração pode variar de pessoa para pessoa e depende de vários fatores, como o tipo de cabelo, a qualidade do produto utilizado e a manutenção adequada.
Dessa forma, o produto pode durar de algumas semanas a três meses, contudo sempre será necessário reaplicá-lo quando as madeixas crescerem.
Vale procurar orientação de um profissional especializado no assunto para minimizar os riscos. Ok?