A relação entre o estresse e a beleza é bem íntima. Temos certeza que alguma vez na vida você já ouviu a expressão “Dormir para restaurar o sono da beleza”, não é verdade? Isso acontece porque a qualidade do sono, a alimentação e nossa saúde mental afeta diretamente a nossa pele e proporciona inclusive o envelhecimento.
Neste conteúdo, portanto, você entende melhor essa relação e por que evitá-la é necessária. Acompanhe.
Estresse prejudica a beleza? Entenda o motivo
Embora o estresse seja uma resposta natural do organismo aos momentos desafiadores, a longo prazo ele pode desencadear uma série de desequilíbrios ao organismo desde o desenvolvimento de doenças até mesmo na qualidade da nossa pele.
Isso acontece porque o estresse é uma consequência do hormônio cortisol, o qual é estimulado nas situações desafiadoras e coloca nosso organismo em atenção. Contudo ao ser em excesso os efeitos acabam sendo oxidativos, o que traz desequilíbrio e danos a nossa saúde e inclusive a pele.
Os efeitos do estresse na beleza da pele
Dentre os efeitos nocivos do estresse na pele estão diversas reações fisiológicas como o aparecimento da acne, sensibilidade da pele e até mesmo seu ressecamento e envelhecimento.
Nós listamos a seguir alguns dos efeitos físicos desenvolvidos pelo estresse. Se você vem sentindo eles de forma frequente talvez seja hora de repensar não só seus hábitos de vida como alimentação e sono, mas também como está sua saúde emocional. Olha só:
Envelhecimento da pele
O estresse pode realmente estar prejudicando a sua beleza e proporcionando o envelhecimento da sua pele.
Vale lembrar que o maior órgão do corpo humano possui uma ligação direta com o sistema nervoso e com isso os períodos de estresse acabam favorecendo o cansaço da região, bem como favorece o aparecimento das linhas de expressão, algo temível pelas mulheres.
Unhas enfraquecidas
Outro problema desenvolvido pelo estresse na nossa beleza são nas unhas. Os efeitos nocivos do cortisol acabam afetando a qualidade delas, onde se tornam mais enfraquecidas. Neste caso quando o nível de estresse está alto as unhas apresentam descamações, quebras e até mesmo descoloração.
Leia também:
É adulta e está com acne? Seus hábitos podem estar influenciando nisso – EVITE
Queda de cabelo
E se as unhas são afetadas saiba que o cabelo também sofre neste caso. A beleza, o brilho e a força das madeixas acabam se perdendo, assim como a queda de cabelo é certeira em caso de cortisol elevado.
Embora seja comum perdemos cabelos diariamente, o estresse potencializa a queda e proporciona até mesmo falhas no couro cabeludo dependendo da situação, o que deixa a nossa beleza em risco. Portanto se você vem sofrendo com a queda talvez seja hora de repensar os hábitos e investigar os motivos.
Perda de Viço
Por fim, não podemos deixar de falar na beleza em geral já que o estresse favorece a perda de viço que a nossa pele possui. Neste caso a pele perde o brilho e a uniformidade, assim como favorece o aparecimento de manchas.
Os radicais livres, por exemplo, são os principais vilões e acabam ganhando força com o cortisol. Além disso, ele pode piorar doenças cutâneas pré-existentes.
Portanto lembre-se: A beleza está diretamente ligada ao estresse, assim é essencial desacelerar e viver uma vida mais tranquila se você quer se manter linda e saudável. Combinado?