Ícone do site Belleza Moderna

Esmaltação em Gel na unha natural faz mal? Veja prós e contras dessa prática

Os esmaltes em gel se tornaram muito populares nos últimos anos, com várias pessoas substituindo o comum por eles. Mas será que a esmaltação em gel faz mal para as unhas naturais? Bem, nesse artigo você vai descobrir os prós e contras desse tipo de manicure.

O que é a esmaltação em gel

Desde que chegaram ao mundo das manicures, os esmaltes em gel vem ganhando cada vez mais fãs. E o maior motivo para isso, sem dúvidas é a sua durabilidade.

Leia também: Melanoma de Unhas: O que é, como identificar, tratamento e MAIS, FIQUE ATENTA

O procedimento da esmaltação em gel é um pouco diferente da feita com esmaltes convencionais.

Esses produtos exigem uma preparação mais “invasiva” da unha, por assim dizer, já que exigem que sua superfície seja lixada para retirar óleos e brilho natural. Além disso, antes do produto final, são aplicados um fixador e uma base especial, e só então o esmalte, que precisa ser secado em uma máquina de raios ultravioleta.

Justamente pela diferença com os esmaltes normais é que surge a dúvida se a esmaltação em gel pode fazer mal à saúde. A seguir nós fizemos uma lista com o lado positivo e negativo que pode responder a essa questão;

Prós da esmaltação em gel

Alta durabilidade

A maior vantagem desse tipo de esmaltação é que, ao contrário dos esmaltes comuns, ela pode durar de 12 à 15 dias nas unhas, sem descascar ou perder a cor.

Unhas que parecem ter acabado de ser feitas

Além de não descascar, o esmalte se mantém lindo, como se tivesse acabado de ser passado nas unhas durante todo o período em que permanece nas mãos.

Ou seja, nada de perca de brilho! Você sempre vai parecer que acabou de sair da manicure.

Ótimas para viagens ou para quem tem pouco tempo

Por sua grande durabilidade, essa pode ser uma ótima opção para viagens ou para quem tem pouco tempo de ir toda a semana na manicure.

Isso porque, mesmo em ambientes de água e cloro, por exemplo, o esmalte não perde o aspecto de novo. Assim,  a necessidade de retornar à profissional é adiada.

Contras

Difícil de remover

Um dos contras mais perceptíveis da esmaltação em gel é o quão difícil é remover esse tipo de esmalte.

Além do mais aconselhável ser removê-lo apenas no salão, o processo incluir deixar as unhas por um longo tempo embebida em uma solução específica para amolecer esse tipo de produto.

A remoção completa pode ultrapassar tranquilamente os 40 minutos.

Pode enfraquecer as unhas se for feito sem pausa

Outro contra é que se você fizer a esmaltação em gel com frequência e sem pausa de pelo menos um dia da unha sem esmalte, suar unhas irão se tornar fracas.

Quando você prolonga o uso da unhas com esmalte, os poros da unha são fechados, o que por si só vai retirando sua hidratação natural. Esse problema é agravado pelo procedimento agressivo de retirada do esmalte.

Estudos preliminares INCONCLUSIVOS, mas alarmantes

Por fim, em janeiro de 2023, um estudo de pesquisadores da Universidade da Califórnia publicado na revista Nature Communications, fez um alerta sobre o uso das cabines de raios ultravioletas utilizadas para secar esmaltes em gel.

Apesar de preliminares e testada apenas com células in vitro, a pesquisa sugeriu que a esmaltação em gel pode fazer mal à saúde porque as cabines poderiam causar morte celular e alterações no DNA, o que, com o tempo, poderiam ser agravantes para o desenvolvimento do câncer de pele.

Apesar do alerta, em entrevista dada ao G1a dermatologista Marcelle Nogueira, explicou, no entanto, que o estudo deve ser tomado com cautela. Isso porque, segundo ela, o experimento em laboratório não conta com um aparato natural do corpo humano que restaura as células prejudicadas:

O estudo foi feito em células e in vitro, que podem acumular mutações que não ocorrem no ser humano. No corpo humano, quando a célula faz a mutação, temos um aparato para reparar essa célula,” disse ao G1.

Ainda segundo Nogueira, podem ser necessários anos de estudos para que tenhamos resultados mais conclusivos sobre o assunto.

Até lá, segundo ela, ao utilizar essas máquinas o mais aconselhável é proteger a pele antes da exposição com protetor solar ou luvas com foto proteção.

CONFIRA Também:

Dicas EXCLUSIVAS para fazer as suas UNHAS crescerem mais rápido e saudáveis

Sair da versão mobile