Você sabia que pode estar cometendo alguns erros ao se depilar que estão tornando o seu resultado menos satisfatório do que poderia ser? Pois é, se você sofre com um grande desconforto durante ou após a depilação, saiba que nem todos eles são comuns, e poderiam ser atenuados com algumas correções simples.
5 erros que você pode estar cometendo ao se depilar
Vamos combinar que, independente da opção escolhida, se depilar é sempre um desconforto (menor ou maior).
Leia também: Depilação a Laser: guia COMPLETO sobre o procedimento que PROMETE acabar com os pelos
O ato de retirar os pelos indesejados exige uma atenção que nem sempre estamos dispostos a dar, e na ânsia de terminar o mais rápido possível a ação, alguns cuidados primordiais para evitar alergias, cortes ou resultados desiguais, acabam sendo deixados de lado.
Bem, confira a seguir alguns dos erros mais comuns ao se depilar, que talvez você esteja cometendo, e que podem estar prolongando a parte ruim desse procedimento de beleza.
Não esfoliar a pele antes de se depilar
Talvez você não saiba, mas esfoliar a pele antes da depilação é uma maneira muito eficaz de evitar pelos encravados e de fazer com que a depilação possa durar mais tempo.
Os esfoliantes tem como objetivo desobstruir os poros, o que permite com que os folículos por onde os pelos nascem sejam limpos das células mortas e de toda massa sebácea acumulada na pele.
Isso quer dizer que a superfície a ser depilada fica mais lisa, permitindo que os pelos sejam eliminados da raiz (quando a depilação é feita com cera) ao invés de quebrarem na base superficial da epiderme.
Depilar no sentido contrário dos pelos
Sim, eu sei que se puxar ou raspar ao contrário o processo de se depilar é mais rápido, porém, esse costume também é o principal causador de pelos encravados e alergia prolongada.
Você sempre deve se depilar no sentido do crescimento do pelo. Dessa forma, você garante que, ao nascer de novo, o pelo não venha curvado, fato que pode resultar na foliculite.
A foliculite é uma espécie de inflamação causada pelo nascimento errado dos pelos que resulta em erupções que parecem espinhas na pele.
Utilizar barbeador velho
É essencial que ao optar por se depilar com gilete, ela esteja com o fio em dia.
Uma gilete cega ou rasurada de alguma forma, agride a epiderme e pode causar irritações, alergias e até mesmo cortes, estragando o resultado final da sua depilação.
Assim, fique atenta e troque com frequência a sua gilete depiladora. Mantenha-a sempre seca e guardada com proteção. E ao mínimo sinal de pouco fio ou pior, ferrugem, a substitua imediatamente.
Se depilar com pressa
Mais um dos erros comuns: se depilar com pressa para que o sofrimento acabe logo.
A gente realmente entende a agonia que pode ser uma sessão de depilação, porém, ao fazê-la com pressa, você pode não conseguir o resultado esperado. Além de estar correndo o risco de se machucar.
Lembre-se que você passa por esse desconforto com frequência para garantir uma pele se pelos. Assim, ao realizar o procedimento com pressa, você terá uma depilação irregular, deixando pelos para trás. Ou seja, será obrigada a repetir o processo mais rápido do que pretendia.
Não hidratar a pele após se depilar
Por fim, lembre-se que é muito importante hidratar a pele após a depilação, porém, o ideal é utilizar um creme ou loção hipoalergênicos.
Com os poros recém depilados bastante expostos, utilizar hidratantes com grande quantidade de óleos ou manteigas, podem obstruir os poros.
Portanto, o melhor é adquirir um creme próprio pós-depilatório, que ajudará a acalmar a pele e a reconstruir a barreira natural retirada com a ação de retirada dos pelos.
CONFIRA Também:
Mel no cabelo? Truque promete ACABAR com problema comum entre mulheres