Ícone do site Belleza Moderna

Diluir xampu é realmente uma boa ideia para os cabelos? A ciência responde!

Diluir o xampu é uma estratégia mais comum do que se pensa. Muitas inclusive acreditam que o hábito faz bem para os cabelos. Mas será que é isso mesmo?

Para responder de vez essa dúvida, o Belleza Moderna buscou saber a opinião de especialistas no assunto e te conta  a seguir qual é o veredito! Olha só:

Afinal vale a pena diluir o xampu para melhorar os cabelos?

Diluir xampu

Depende! Isso mesmo! Diluir o xampu depende muito do produto a ser adquirido. Segundo Abner Matias, cabelereiro influencer do YouTube, a diluição só deve acontecer se a recomendação vier escrita na embalagem, assim como as proporções adequadas para isso.

Se o produto não pede para você diluir, por que você vai diluir?” questiona o profissional.

Matias explica que a diluição só faz sentido se o próprio fabricante indicar e isso vale até mesmo para os xampus de uso profissional. Ele ressalta que quando existe a diluição, a pessoa acaba também diluindo os ativos presentes no produto.

Primeiro que você mexe na fórmula química. Foi lá um farmacêutico, estudou, organizou aquela fórmula perfeita, equilibrada para você ir lá e misturar água, da torneira, do chuveiro […] Então você estragou o rolê de alguém que estudou séculos para fazer aquilo do jeito certo ”  pontua Matias.

O especialista comenta que não existe isso de enfraquecer o que é o forte demais e sim encontrar o shampoo ideal para você. Ele recomenda trocar o shampoo caso você sinta que ele é mais forte para você.

Quando você dilui, você perde total apoio […], você perde a garantia do resultado daquilo. Então aquilo que foi diluído, não vai trazer o resultado prometido” explica Matias.

Então misturar o produto pode afetar o cabelo?

Matias explica que muitas pessoas decidem diluir o xampu para fazer bem ao cabelo. Embora a diluição acabe por diluir também os ativos, o impacto sobre os fios estará mais no resultado esperado. Matias também cita alguns riscos envolvidos como:

Matias finaliza explicando que a diluição só deve acontecer em casos muito específicos e de maneira personalizada. Confira a opinião da íntegra do especialista:

Você pode curtir ler também: Os 10 cuidados com o cabelo curto que você precisa ter e não sabia

Sair da versão mobile