A estética feminina é uma das áreas mais cobiçadas atualmente. Muitos procedimentos, inclusive, buscam driblar manchas do corpo em busca de melhorar a autoestima feminina. A boa notícia é que alguns deles podem até mesmo se beneficiar de questões caseiras. Por isso, neste conteúdo, trazemos hoje dicas para clarear axilas e virilhas, as quais muitas vezes acabam escuras. Vem ver!
Axilas e virilhas escuras: Por que elas escurecem?
Muitas são as causas de axilas e virilhas se tornarem mais escuras no corpo feminino. Segundo a medicina, ambas são áreas que estão sujeitas a um grande atrito, o que pode causar escurecimento da pele.
Além disso, fatores como alterações hormonais, predisposição genética, depilação e infecção também podem contribuir para o problema.
O atrito constante entre a pele e as roupas ou outros objetos, por exemplo, pode causar inflamação, que pode levar ao aumento da produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Além disso, alterações hormonais como a gravidez, também são campeãs neste tipo de mancha.
Leia também: Blefaroplastia sem cortes: o que é, qual o valor, quais os riscos e mais
Dicas para clarear
Agora que você já sabe o que pode causar axilas e virilha mais escuras, vale entender também algumas dicas capazes de driblar o problema em casa.
Atualmente existem diversos tratamentos estéticos realizados em clínicas para o problema, como no Peeling químico, Luz intensa pulsada (LIP) e do próprio Laser. Contudo algumas dicas caseiras podem ajudar no problema. Por isso, listamos algumas delas a seguir:
- Evite o atrito: Como vimos acima, o atrito é uma das principais causas do problema. Assim use roupas leves e soltas, bem como evite roupas que sejam muito justas ou que contenham tecidos ásperos.
- Cuide da sua alimentação: Inclua alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, morangos e kiwi, na sua dieta. Esse tipo de nutriente ajuda a clarear a pele.
- Esfolie regularmente: Outra técnica super interessante é a esfoliação. Ela ajuda a remover as células mortas da pele, o que pode ajudar a clarear a área. Contudo lembre-se de usar um esfoliante suave para evitar irritar a pele.
- Use produtos clareadores: Existem diversos produtos clareadores disponíveis no mercado, como cremes, loções e sabonetes. Assim, converse com o seu dermatologista para saber qual produto é o mais adequado para você e faça a aplicação dele conforme o recomendado.
- Busque tratamento médico caso nenhuma das mudanças acima estiverem fazendo efeito por aí. Como dito, questões hormonais podem estar envolvidas, portanto, cuide da sua saúde em primeiro lugar, ok?