Ícone do site Belleza Moderna

Cutículas: qual sua função, forma de cuidados e MAIS; Guia completo

Quando se fala em saúde das unhas, logo se fala da necessidade da hidratação do tecido, bem como cuidados com as cutículas. Muitas mulheres, por exemplo, ainda retiram o excesso delas, o que para profissionais da saúde, não é recomendado.

Por isso, nesse conteúdo, você entende melhor as funções do tecido, bem como formas de cuidados para manter as unhas sempre perfeitas. Acompanhe.

O que são cutículas, afinal?

Cutículas são tecidos protetores que fazem a união entre a unha e o restante do dedo. De forma geral elas são um mecanismo de defesa do organismo, onde impede que componentes nocivos como fungos e bactérias adentrem a unha com facilidade.

Leia também: É possível fazer com que as unhas cresçam usando vaselina? Conheça a técnica!

A função do tecido para as unhas

A principal função das cutículas está em proteger a matriz ungueal, caracterizada como a região mais esbranquiçada da unha. Vale lembrar que ela é uma área importante e que permite garantir a saúde da região, que por sua vez, é bastante sensível.

Assim a cutícula atua como barreira protetora a fim de minimizar esses impactos, bem como evitá-los por completo.

Por que tirar o excesso de cutículas pode ser prejudicial?

Embora muitas pessoas gostem de retirar as cutículas por questões estéticas, a ação não é recomendada pelos médicos e profissionais especializados em unhas.  Isso porque a retirada pode deixar a unha desprotegida e apta a receber agentes nocivos.

A recomendação, no entanto, está no ato de empurrar o excesso cuidadosamente a fim de dar uma aparência harmoniosa a unha. Além de deixá-la exposta, a retirada da cutícula pode propiciar infecções visto que o aparelho utilizado na cutilamento pode ferir a região, bem como causar outro tipo de impacto.

Leia também: Faça esse esmalte CASEIRO para fortalecer as suas unhas

Cuidados e dicas importantes

Caso você esteja na lista de mulheres que não consegue parar de retirar o excesso da cutícula, vale saber que existem alguns cuidados importantes que podem ajudar a diminuir essa necessidade.

Isso acontece porque quanto mais saudável a cutícula estiver, menos o excesso ficará evidente e incomodativo.

Portanto, para manter o tecido saudável, vale colocar alguns cuidados em ação como:

Gostou desse conteúdo? Você também pode gostar de:

Tendências de Inverno de unhas decoradas para mulheres com mais de 50 Anos: Se inspire e arrase na manicure

Sair da versão mobile