Ícone do site Belleza Moderna

Cutícula de Unha: É preciso tirar? Guia COMPLETO sobre o assunto

Tirar ou não tirar a cutícula da unha? Essa é uma pergunta que de tempos em tempos causa muitas dúvidas em quem ama estar com a manicure feita. Bem, nessa matéria nós vamos te explicar melhor esse assunto e tentar esclarecer esse questionamento que durante os anos já levantou tantas polêmicas.

Cutícula da unha: tudo o que você precisa saber

A cutícula é uma camada de pele fina que se encontra na base de todas as unhas. Sua função é protetora, já que age como uma espécie de barreira entre o organismo e bactérias que podem gerar infecções.

Veja também: Ideias de Nail Arts ELEGANTES para mulheres com 30 anos

É justamente pelo entendimento dessa função que tantas pessoas acreditam que a cutícula não deve ser retirada das unhas.

Para além disso, a cutícula possui sim grande interferência na estética das mãos, e a seguir você confere algumas dicas de como mantê-las sempre bonitas.

Tirar ou não tirar a cutícula das unhas?

Bem, essa questão sobre tirar ou não a cutícula da unha já causou muita polêmica, especialmente entre a opinião de dermatologistas e esteticistas e manicures.

Em suma, os dermatologistas são contra a retirada das cutículas das unhas, tanto que há alguns anos a Sociedade Brasileira de Dermatologista (SBD) divulgou uma nota se posicionando oficialmente contra essa prática.

Segundo a organização, a cutícula é uma proteção natural do organismo contra inflamações e infecções, e por isso sua retirada deve ser evitada.

Por outro lado, muitas manicures sustentam que é sim possível fazer a retirada da cutícula com segurança, e sem danos à saúde. Para isso, essas profissionais defendem a prática com materiais esterilizados e com todo o cuidado para que se evitem ferimentos.

Bem, como você pode ver, esse assunto está longe de ter um posicionamento definitivo, e no final, a decisão por retirar ou não a cutícula cabe a cada um.

Como manter a aparências das unhas bonitas mesmo sem tirar a cutícula?

Bem, se você gosta da ideia de não fazer mais as cutículas, mas se preocupa em manter a aparência impecável da manicure, relaxa.

Com alguns cuidados básicos é possível manter a unha, e a cutícula, sempre bonitas e só aguardando o esmalte.

Para isso, hidratação e manutenção são essenciais como você vai ver nos passos a seguir.

1 – Hidratante todos os dias

Em primeiro lugar, saiba que é necessário hidratar a região todos os dias. Dito isso, se você não tem o hábito de usar cremes e soluções hidratantes nas mãos, é bom começar a repensar.

Para quem decide parar de depender do alicate, é essencial hidratar a cutícula todos os dias pois é isso que vai garantir que essa pele não fique ressecada.

Para isso, você pode usar tanto o creme de mãos comum, como produtos específicos para a hidratação das cutículas, como é o caso da Cera Nutritiva para Unhas e Cutículas da marca Granado.

2 – De 15 em 15 dias, a cutícula deve ser empurrada.

Ainda que elas não sejam mais retiradas, é bom saber que de tempos em tempos, a cutícula de unha precisa ser empurrada levemente.

Para isso, você pode usar uma espátula de unha, ou palito de base reta, lembrando que não é necessário muita força nesse momento. Desta forma, busque apenas afastar os excessos de pele da unha, que após levantados, pode sim ser cortados com alicate ou tesoura de unha.

Lembre-se, apenas a pele sobressaliente deve ser cortada.

3 – Usar produtos que ajudam a “reduzir” a cutícula da unha é uma boa ideia

Por fim, para ajudar ainda mais a se adaptar com as unhas com cutícula, existem alguns produtos que ajudam a “reduzi-las”.

Inegavelmente, os produtos específicos reduzem o crescimento de peles mortas que acabam acumulando no local da cutícula. Ou seja, a sua barreira na unha continuará lá.

CONFIRA Também:

Ideias de Nail Arts com unhas CURTAS para mulheres com mais de 50 anos: Confira

Sair da versão mobile