Ícone do site Belleza Moderna

Cuidados com a Pele: 6 erros que você deve evitar

Engana-se quem pensa que os cuidados com a pele se limitam a apenas usar produtos específicos para o tecido. Mais que isso, evitar erros comuns no dia a dia também podem fazer toda a diferença para potencializar a beleza.

E é justamente sobre o que você deve evitar que criamos esse post por aqui. Nele listamos seis erros comuns que precisam ser repensados para garantir uma pele perfeita. Vem ver!

Seis erros comuns que você pode estar cometendo nos cuidados com a pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e desempenha um papel importante na proteção contra infecções, regulando a temperatura corporal e até mesmo mantendo a hidratação. Assim, cuidar dela com carinho é essencial para garantirmos um tecido saudável e principalmente livre das ações do envelhecimento precoce.

Contudo, embora os cuidados com a pele se mostrem importantes, nem sempre eles acontecem como deveriam. Isso porque as pessoas insistem em cometer erros considerados “inocentes”, mas que não são tão inofensivos assim.

Assim, além de garantir aquele skincare de respeito, bem como conversar com seu dermatologista sobre o assunto, vale anotar os erros mais comuns que devem ser evitados. Olha só:

Você pode gostar de ler: Onda de Calor: 10 dicas para proteger os cabelos e a pele

1. Não limpar o rosto adequadamente

O primeiro erro comum nos cuidados com a pele é não fazer a limpeza adequada. Que atire a primeira pedra a mulher que nunca esqueceu de tirar make no final do dia, não é mesmo? O problema é que ao se tornar recorrente, esse erro acaba por afetar o tecido.

Vale lembrar que a limpeza é essencial para remover a sujeira, a oleosidade e as impurezas que podem obstruir os poros e causar acne, manchas e outros problemas de pele. Portanto, nada de preguiça, ok? Aqui use um sabonete facial suave e adequado ao seu tipo de pele.

2. Cutucar espinhas

Assim como não lavar o rosto de forma ideal, outro erro bastante cometido pelas pessoas é o ato de cutucar as espinhas.

Contudo, ao fazer isso as infecções presentes no tecido podem acabar empurradas para as glândulas sebáceas ou camadas mais profundas. Dessa forma, as chances de se ter cicatrizes são enormes, bem como ainda mais espinhas também podem surgir.

Portanto, ao avistar uma espinha, contenha o impulso. Para minimizar o problema utilize gelo e busque por tratamento específico para tratá-las, ok?

3. Não usar protetor solar diariamente

Que os efeitos nocivos dos raios solares afetam os cuidados com a pele, com certeza você já sabe. Contudo, o ato de não usar um protetor solar facial também em dias mais frios ou então dentro de casa acaba se tornando um erro comum das pessoas.

Além de propiciar o envelhecimento precoce, não usar o produto acaba por colaborar com o aparecimento ou agravamento das manchas, bem como trazer um surto de acne ao tecido.

Portanto, use um protetor solar com FPS 30 ou superior todos os dias, mesmo em dias nublados. Vale comentar ainda que hoje já é possível encontrar fórmulas ainda mais modernas e com ativos de tratamento.

4. Esquecer de manter os cuidados com a pele durante as viagens

Se você costuma viajar a trabalho ou então sair de férias com a família, com certeza já deve ter dado um tempo nos cuidados com a pele, não é mesmo?

Contudo, isso é um erro comum das pessoas também. Isso porque o skincare diário é essencial para garantir a saúde do tecido. Vale lembrar que mudanças bruscas de temperatura, bem como excesso de ar condicionado também podem afetar o tecido, sendo necessário proteger e reparar a pele com mais intensidade nos passeios.

Assim faça aquele kit de skincare e leve sempre com você. Combinado?

5. Esfoliar demais o tecido

Entre os erros comuns também está o ato de esfoliar demais a pele. Embora o processo seja positivo já que ajuda a remover as células mortas da pele, deixando-a mais suave e radiante, o ato de esfoliar demais pode trazer problemas.

Isso porque o processo acaba por causar irritação e vermelhidão já que a barreira cutânea acaba comprometida. Assim fique atento aos excesso de esfoliantes com vitamina c e esfoliantes abrasivos. Ok?

Esfolie a pele uma ou duas vezes por semana, no máximo.

6. Abusar de receitas caseiras para tratar o tecido também pode afetar os cuidados com a pele

Por fim, não podemos terminar esse conteúdo sem falar do ato de abusar das receitas caseiras para tratar o tecido. Embora alguns cuidados com a pele envolvam elementos naturais, vale saber que certos ingredientes podem irritar a pele e até mesmo causar queimaduras, como é o caso do limão.

Portanto, se você tem uma receita de família com esse tipo de ingrediente, é essencial aplicar com cuidado, bem como testar em outras regiões a fim de evitar reações graves. Também não deixe de buscar orientação médica para sanar todas as dúvidas.

Sair da versão mobile