Engana-se quem pensa que os cuidados com a pele negra não são tão necessários, principalmente após os 50 anos.
Embora o excesso de melanina seja conhecida por permitir que a pele envelheça mais devagar, vale saber que ela também acaba mais suscetível as manchas e, portanto, precisam de cuidado. A seguir, você confere três deles mais indicados por dermatologistas.
Cuidados com a pele negra: 3 hábitos para inserir na rotina após os 50 anos
Investir em cuidados na pele negra após certa idade é essencial para garantir a famosa pele de “pêssego”. Contudo, somente acreditar na genética não é uma boa ideia, segundo a médica dermatologista Monalisa Nunes, sendo necessário incluir cuidados especiais.
“A gente tem o benefício de ser menos atingido pelo foto envelhecimento e pelo câncer, mas isso não quer dizer que a pele negra não precisa de proteção solar. Esse é o primeiro e grande mito que a gente escuta por aí” ressalta ela.
Assim, a especialista cita alguns hábitos importantes a serem aplicados sobre a pele como:
1. Limpar a pele com géis de limpeza
O primeiro passo para cuidar da pele envolve o uso de géis de limpeza ou sabonetes faciais. São eles que irão retirar toda a poluição do tecido, além do excesso de oleosidade.
“É muito importante limpar o rosto. Então se você tem uma pele mais oleosa, você pode lavar o rosto duas vezes com sabonete. Se você tem uma pele mais seca, você pode lavar uma vez com sabonete e outra com água, ou óleo de limpeza para evitar retirar a oleosidade que você já tem de menos” explica Nunes.
2. Investir na hidratação da pele
A especialista comenta ainda que entre cuidados com a pele negra também está a hidratação, inclusive para peles oleosas. Nunes ressalta que para peles que produzem oleosidade em excesso, o recomendado é usar produtos oil free, já peles mais secas devem ter fórmulas mais densas.
3. Não esquecer o protetor solar está entre os principais cuidados com a pele negra
Por Nunes ressalta que um dos principais cuidados, independente da idade, envolve o protetor solar, o qual muitas vezes é ignorado no skincare da pele negra.
“Normalmente a pessoa tem todo o tipo de produto de skincare, mas não usa protetor solar. Não faz sentido. Normalmente os produtos de skincare são mais para regenerar a pele, para aumentar a produção de colágeno, para rejuvenescer, deixar a pele menos manchada. E quem faz isso da melhor forma possível é o protetor solar” finaliza a especialista.