Ícone do site Belleza Moderna

Escolhendo o CONDICIONADOR certo: produtos com ESSAS substâncias estão DESTRUINDO os seus fios

Não é de hoje que se fala o quanto os produtos naturais de beleza são importantes para o nosso dia a dia. Muitas substâncias utilizadas sobre shampoos e condicionadores hoje acabam destruindo os fios ao invés de ajudá-los e é justamente sobre isso que vamos falar por aqui hoje. A ideia é te ajudar a escolher o condicionador certo para as madeixas e principalmente deixá-las longe dessas composições nada amigáveis. Vem ver!

Condicionador certo e substâncias nocivas

Condicionador certo: 4 substâncias que agridem o fio e precisam ser evitadas

Embora a indústria esteja mudando conforme o comportamento do consumidor, ainda é fácil encontrar na prateleira dos mercados opções de shampoos e condicionadores com substâncias danosas em sua composição. 

Vale lembrar que mesmo liberadas pela Anvisa, o uso excessivo pode trazer efeito rebote e aquilo que era para deixar os seus cabelos maravilhosos, acaba trazendo problemas à fibra também.

Escolher o condicionador certo, portanto, exige certo conhecimento sobre elas para que você consiga optar pelo produto mais seguro. Dessa forma listamos a seguir algumas das principais substâncias que você deve ficar longe, olha só:

1- Não é certo um condicionador com Parabenos

Com certeza você já ouviu falar sobre os parabenos por aí. Eles são substâncias usadas para conservar o condicionador, contudo podem trazer efeitos nocivos à saúde como irritações na pele, alergias, perturbação endócrino, entre outros. Assim para manter as madeixas seguras evite eles no seu condicionador.

2- Sulfatos

Assim como os Parabenos, os Sulfatos também são produtos danosos ao nosso organismo e devem ser evitados. Se você está procurando o condicionador certo para os seus cabelos, não deixe de conferir se o produto possui sulfato em sua composição.

Ele é um dos produtos mais encontrados nos shampoos, sabonetes e condicionadores atualmente. Usado como um detergente e espumante em alguns produtos, o composto pode danificar o folículo piloso do cabelo, assim como causar inflamações na pele e até mesmo trazer danos aos olhos.

3- Silicones

Embora os silicones tragam o efeito macio e suave às madeixas, o produto pode acabar criando uma capa protetora sobre elas de modo que a umidade e nutrição não cheguem à raiz. Dessa forma, toda a qualidade nutricional do cabelo fica comprometida. 

Portanto, antes de escolher o condicionador certo busque saber se o produto conta com substâncias como Dimeticona e Ciclometicona. Eles são emolientes do silicone e fatores de risco para a nutrição capilar.

4- Ftalatos

Por fim, não podemos deixar de falar do Ftalatos. A substância é normalmente inserida no condicionador ou shampoo para dar fragrância ao produto. Embora o cheiro seja realmente bom, a fragrância sintética pode trazer danos à saúde já que agride a fibra capilar, traz efeitos negativos à imunidade do organismo e pode até mesmo atingir o sistema nervoso central.

Por isso, ao comprar um novo produto capilar, avalie sempre o rótulo antes de fazer a escolha e analise todas essas substâncias citadas acima. Combinado?

Leia também:

Esses são os ÓLEOS que você DEVE passar no seu cabelo para protegê-lo do verão

Cronograma capilar para cabelo OLEOSO: essas dicas podem fazer TODA a diferença nos seus fios

Sair da versão mobile