O inverno já começou e com eles os cuidados intensos com a pele para fugir do ressecamento. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele se comporta de maneira diferente na estação e é comum sentir o tecido mais frágil.
Se isso já começou a acontecer por aí, a dermatologista Monalisa Nunes recomenda seguir algumas dicas para evitar que o tecido não sofra com as temperaturas mais frias. Listamos 5 delas citadas pela especialista a seguir para colocar no skincare.
Dicas para fugir do ressecamento na pele durante o inverno
1. Priorize produtos de limpeza gentis
Durante o inverno, Monalisa recomenda escolher produtos de limpeza que não ressequem ou desidratem a pele. Assim, vale evitar sabonetes muito adstringentes ou aqueles formulados para peles oleosas com enxofre e ácido salicílico em altas concentrações.
“Priorize sabonetes para peles sensíveis, peles normais e você vai manter a pele mais hidratada e será mais fácil dos outros produtos ficarem mais legais na sua pele” explica Monalisa.
2. Use hidratantes mais potentes
O inverno é a estação ideal para tirar da gaveta aquele creme hidratante mais poderoso também. Monalisa explica que mesmo quem tem pele oleosa pode se beneficiar, aplicando hidratantes mais intensos à noite.
“Esse é o momento de tirar aquele cremão da gaveta gente. Eu sei que quem tem pele acneica, pele oleosa fica com muito medo de usar um creme mais potente, mas a dica é que você utilize ele a noite. Então você fazer sua hidratação mais potente a noite e durante o dia ou você usa um sérum bem levinho ou nem precisa hidratar se a sua pele já amanhecer com a hidratação ok” comenta ela.
3. Utilize óleos faciais
Se mesmo com essas dicas a pele continuar ressecada, Monalisa recomenda então usar óleos faciais, os quais podem ser uma grande ajuda no inverno para evitar o ressecamento.
No entanto, ela ressalta que a escolha precisa ser daqueles óleos faciais não comedogênicos (que não tampam os poros), que são especialmente formulados para o rosto.
4. Não deixe de utilizar o protetor solar
Um erro comum é achar que, por estar nublado ou frio, o uso de protetor solar não é necessário. No entanto, a radiação UVA, prejudicial à pele, consegue ultrapassar nuvens e janelas, causando danos mesmo em dias nublados.
Além disso, Monalisa explica que o sol pode ressecar a pele, por isso é fundamental aplicar protetor solar corretamente para mantê-la mais hidratada e preservada.
“Vocês precisam usar o protetor certinho para manter a pele mais hidratada e preservada” explica ela.
5. Aproveite o inverno para tratamentos com ácidos na pele para melhorar o ressecamento no inverno
Por fim, Monaliza explica que o inverno é um ótimo período para utilizar ácidos na pele para melhorar o recessecamento, porém é claro sempre com orientação de um dermatologista.
Ela explica que o inverno é um momento ideal para tratamentos renovadores, pois geralmente estamos menos expostos ao sol, longe de praias e piscinas, por exemplo.
“O inverno é um ótimo momento para a gente cuidar da pele, fazer aqueles tratametos mais renovadores. Isso porque o inverno é um momento que a gente não está de férias, onde tem as praias, piscinas. No inverno a gente fica um pouco mais em casa, mais protegido do sol, então é um ótimo momento para fazer” finaliza ela.
Leia também: Skincare para Pele Seca: truques infalíveis para cuidar da sua pele