Ícone do site Belleza Moderna

Como manter a pele firme aos 60+ anos: Dicas e tratamentos

Manter a pele firme após os 60 anos exige uma combinação de cuidados diários e tratamentos específicos, conforme as recomendações da dermatologista Dra. Marina Hayashida, famosa no YouTube.

A partir dessa idade, a perda de colágeno, que começa gradualmente aos 25 anos e se intensifica com a menopausa, já está bastante avançada, resultando em flacidez, rugas e manchas. No entanto, uma rotina adequada e intervenções estéticas podem melhorar significativamente a qualidade da pele e aqui vão algumas dicas.

Dicas de como manter a pele firme aos 60+ anos

Dicas de como manter a pele firme aos 60+ anos

1. Cuidados diários essenciais

Marina começa pontuando que pele madura após os 60 anos precisa, sem dúvidas de uma rotina básica de skincare.  Neste caso, não se deve deixar passar nenhum dia e ela deve incluir procedimentos como:

2. O poder dos antioxidantes e anti-idade

Vitamina C

Além da rotina básica, manter a pele madura mais firme também exige a utilização de alguns ativos importantes.

Marina então sugere a inclusão de antioxidantes como vitamina C, niacinamida e ácido ferúlico na rotina matinal. O combo ajuda a revitalizar a pele após os 60 anos.

À noite, por outro lado, vale apostar em ativos anti-idade como retinol ou ácido glicólico, os quais são os mais recomendados, segundo a especialista. Aqui vale apostar em uma base mais nutritiva para proporcionar uma hidratação extra ao tecido.

3. Tratamentos estéticos para manter a pele mais firme aos depois dos 60 anos

Tratamentos estéticos

Apesar dos cuidados com cremes, a dermatologista, no entanto, reforça que, após os 60 anos, é necessário recorrer a tecnologias que estimulem o colágeno para combater a flacidez, principalmente ao redor dos olhos e no pescoço. Só assim será possível manter a pele mais firme nesta idade.

Dentre os procedimentos recomendados pela especialista estão o ultrassom microfocado (Liftera) e lasers como o Fotona 4D, os quais acabam indicados para melhorar a qualidade da pele e suavizar rugas.

Outros que também valem a pena são os bioestimuladores de colágeno, como Sculptra ou Radiesse, onde ambos contribuem para recuperar a firmeza e o brilho natural da pele.

4. Cuidados para o pescoço

Por  fim, Marina comenta que embora o rosto seja o local mais cuidado no skincare, cuidados com o pescoço também devem entrar na dança após os 60.

Neste caso, a dica da especialista é que para o pescoço, o ideal seja utilizar os mesmos produtos do rosto, sempre observando a sensibilidade da pele dessa região.

Caso aconteça irritação, no entanto, a recomendação é optar por cremes específicos para o pescoço, que são mais suaves. Porém vale nunca deixá-los de lado.

 

Gostou dessas dicas?  Qual sua opinião sobre o assunto? O que acrescentaria ou retiraria dos cuidados?  Comenta aqui nos comentários!

Você pode curtir ler ainda: Rotina de skincare para mulheres maduras: Como cuidar da pele aos 50+

Sair da versão mobile