Com o passar dos anos, as unhas assim como a pele e os cabelos, passam por mudanças naturais devido ao processo de envelhecimento. Assim, cuidar das unhas maduras nessa fase da vida é muito importante, segundo os dermatologistas.
Dicas para você cuidar das unhas maduras
As mudanças que vem com o envelhecimento podem resultar em unhas mais finas, quebradiças, com manchas ou linhas, além de um crescimento mais lento. Se isso já está acontecendo com você, saiba que é mais comum do que se pensa.
Segundo os dermatologistas, a produção de queratina diminui, o que torna as unhas mais finas e suscetíveis à quebra nessa fase da vida. Além disso, a circulação sanguínea nas extremidades também diminui e retarda o crescimento delas.
Por isso, investir em alguns cuidados podem minimizar esses impactos e listamos alguns deles a seguir:
1. Hidratação constante
Assim como a pele, as unhas também precisam de hidratação para se manterem fortes.
Aqui vale utilizar cremes específicos para unhas e cutículas, preferencialmente com ingredientes como ureia e vitamina E para dar um “up” nas unhas.
Porém também vale aquele creme de mãos que você tem em casa. Hidratar as unhas sempre antes de uma manicure, por exemplo, pode fazer milagres.
2. Fortalecedores de unhas
O uso de bases fortalecedoras, ricas em queratina e cálcio, por outro lado, também podem cuidar das unhas maduras e prevenir quebras, principalmente nesta fase da vida. Há mulheres que preferem receitas caseiras que também prometem um bom resultado.
3. Evite produtos agressivos
Muitas manicures explicam que remover esmalte com acetona pode ressecar ainda mais as unhas, independente da fase da vida.
Assim é recomendado investir em removedores sem acetona para evitar o problema. O uso de luvas ao lidar com produtos de limpeza para proteger as mãos também vale super a pena.
4. Dê preferência a esmaltes de qualidade
A qualidade dos esmaltes para unhas maduras também deve ser considerada. Isso porque produtos com baixa qualidade podem ressecar e danificar as unhas, as quais já são mais sensíveis nessa fase da vida.
Portanto, opte por marcas que ofereçam fórmulas enriquecidas com vitaminas ou fortalecedores, por exemplo.
5. Alimentação equilibrada para cuidar das unhas maduras
Por fim, vale manter o organismo bem alimentado na terceira idade. Já explicamos aqui no blog a influência da alimentação sobre as unhas, pele e cabelos.
Vale lembrar que a saúde das unhas reflete o estado geral do corpo e incluir na dieta alimentos ricos em biotina, zinco e proteínas podem ser ótimas apostas.
Gostou dessas dicas? Quais delas você já faz? Comenta aqui!
Leia ainda: Unhas Decoradas feitas em casa: os 12 erros que muitas mulheres cometem