Início » Maquiagem » Aplique o BLUSH corretamente: guia definitivo de acordo com o formato do rosto

Aplique o BLUSH corretamente: guia definitivo de acordo com o formato do rosto

Tem dúvidas de como aplicar blush de forma correta? Então confira esse guia onde te damos dicas preciosas para ficar linda e corada.

Como aplicar o blush ainda é uma dúvida constante na sua vida? Se sim, é hoje que você vai tirar todas as suas dúvidas sobre esse produto tão amado e que devolve vida ao nosso rosto automaticamente.

Aplique o BLUSH corretamente: guia definitivo de acordo com o formato do rosto
A corzinha nas maças pode fazer milagres pelo seu visual.

Blush: Texturas para todos os efeitos

blush é um dos produtos de beleza mais antigos do cotidiano feminino, surgindo com o nome de rouge lá em meados do século XIV.

Desde então, o corado das faces passou por vários estilos, e ao longo do tempo, foi ganhando novas texturas, cores e maneiras de se aplicar.

Veja também:

Removedores de Maquiagem: Opções disponíveis para retirar a make SEM danificar a pele

como aplicar blush

Blush em pó

Esse é o tipo de blush mais popular e aquele que consegue ir facilmente de um visual mais leve ao mais marcado em poucas pinceladas.



Para aplicá-lo é necessário um pincel de tamanho médio, que pode ou não ser chanfrado (recortado diagonalmente).

A dica para aplicação do blush em pó, é pegar um pouco de produto no pincel e sempre tirar o excesso com batidinhas antes de aplicá-lo na pele. Com isso, a cor vai sendo construída aos poucos, evitando o aspecto “chinelada”.

Blush em creme

blush em creme é o que entrega um resultado mais natural, pois consegue se mesclar com a textura natural da pele. É como se a cor viesse “de dentro” e não artificialmente.

Esse tipo de produto pode ser facilmente aplicado com o dedo, esponja ou pincel, pois costuma ter uma pigmentação mais “transparente” que o em pó. Assim, é fácil de esfumar, e dosar a quantidade até atingir a cor desejada.

Lip tint

Lip Tint é um produto hiper versátil e que além de dar aquela cor linda e natural para os lábios, também fica perfeito como blush.

Sua textura é mais líquida, e ele é mais pigmentado que o blush em creme. Por isso, apesar de as indicações de aplicação serem as mesmas para ambas as texturas, o ideal é colocar menos produto, esfumar e, se necessário, aplicar mais.

Como aplicar o blush a depender do formato de rosto

É claro que em 2023 regras em relação a moda e maquiagem estão mais que ultrapassadas e o mundo já entendeu que o importante é usar aquilo que nos faz sentir lindos e confortáveis conforme o próprio gosto.

Porém, os adeptos do visagismo também usam o blush para trazer mais harmonia as linhas faciais.

Dessa forma, a quem interessar, os diferentes modos para aplicar o blush podem ajudar a equilibrar os traços do rosto, ressaltando os pontos mais bonitos de cada pessoa, como exemplificaremos a seguir.

Como aplicar o blush “nasci assim”

O principal objetivo do blush sempre foi proporcionar as bochechas coradas que dão um ar de saúde à qualquer rosto. Portanto, blush aplicado no centro do rosto exatamente nas maçãs, é indicado para todo mundo.

Para aplicá-lo, dê um sorriso em frente ao espelho e note e repare no ponto mais “gordinho” da maçã do rosto. É exatamente nesse ponto que você irá aplicar o blush com batidinhas suaves e em movimentos circulares. Após atingir o tom desejado, você pode pegar um pincel limpo e fofo, e arrastar o produto levemente em direção as orelhas.

Equilibra bem os formatos de rosto: quadrado, triangular. Mas é o blush universal, que fica bem em qualquer formato.

Como parecer que foi “beijado pelo sol”

blush no estilo “beijado pelo sol” é aquele que dá ao rosto o aspecto de que a pessoa ficou exposta ao sol o suficiente para ser corada por ele.

Por isso mesmo, a principal característica desse estilo de aplicação é criar uma “linha” de um lado ao outro das bochechas, passando por cima do nariz.

Para esse efeito não há segredos. Basta, com o pincel ou dedos, iniciar a aplicação a partir do ponto mais alto da mação do rosto, passando por toda a ponte do nariz e chegando ao outro lado.

Por ser um blush em horizontal, ele consegue dar equilíbrio aos formatos de rostos mais alongados verticalmente, porém, fica bem em todo tipo de rosto.

Equilibra bem os formatos de rosto: Oval e retangular

A atitude do blush draping

blush draping foi um ícone nos anos 70/80 e está sendo revisitado na década que acabou de iniciar.

Estiloso e moderno, ele é caracterizado por arrastar o blush desde o ponto mais alto das maçãs, até as têmporas, podendo ser mesclado com a sombra.

Para fazê-lo, basta pegar pouco produto no pincel e ir construindo a cor em formato de “C”, podendo ir desde o osso da maçã até o final da sobrancelha.

Nós fizemos uma matéria inteirinha falando sobre como o blush draping voltou com tudo nessa temporada, e você pode lê-la aqui.

Equilibra bem os formatos de rosto: Coração, diamante, oval

Como aplicar o lifiting natural do blush diagonal

Por fim, temos outra sensação que é o blush diagonal, um que nunca sai de moda, mas vem ganhando cada vez mais fama nas redes sociais pelo efeito lifiting que causa, afinando o rosto.

Antes de mais nada, saiba que aplicá-lo é simples! Em frente ao espelho, encontre o ponto mais alto da maçã do rosto, aquele onde fica o ossinho. Logo em seguida, você começará a aplicar o blush em movimentos de baixo para cima, arrastando-o até a raiz do cabelo um pouco acima da orelha.

Apesar de ter um efeito de equilíbrio nos rostos mais largos, esse tipo fica lindo em todos os formatos de rosto. Use e abuse!

Equilibra bem os formatos de rosto: redondo, diamante, retangular e quadrados

CONFIRA Também:

Maquiagens BÁSICAS que você pode usar em QUALQUER evento


ATENÇÃO: Esses blushes são censurados se você tem rosto mais velho pois podem te transformar em vó num piscar de olhos

» Veja dicas de Moda e Beleza exclusivas para você

mãos de mulher segurando itens de maquiagem
Formada em marketing, já passei por praticamente todos os campos e áreas da beleza ao longo desses 28 anos de vida. Já fui penteadista e manicure de salão, e ainda hoje atuo de maneira esporádica como maquiadora artística, costureira e figurinista para peças de teatro e audiovisual. Não à toa o amor e interesse pelas áreas de moda e beleza!

Deixe seu comentário