Início » Cabelo » Cabelo x Gravidez: Por que os fios caem após a gestação? Entenda, saiba como evitar e mais

Cabelo x Gravidez: Por que os fios caem após a gestação? Entenda, saiba como evitar e mais

Após passar por uma gestação, não é incomum os casos de mulheres que percebem uma queda acentuada de cabelo. Aquilo que antes era quase imperceptível, acaba por preocupar a maioria das puérperas, que por certo tempo acreditam que nunca mais terão seus lindos cabelos de volta. Contudo não é bem assim e é justamente por isso que criamos esse post. Nele você descobre a relação entre o cabelo e o pós-gravidez. Vem ver!

Queda de cabelo após gravidez. Foto mostra mulher de cabelos escuros encaracolados, de blusinha rosa e com uma escova de cabelo verde na mão em frente ao espelho e cara de espanto.
Queda de cabelo após gravidez

Por que a queda de cabelo após a gravidez acontece?

Primeiramente vale saber que a queda de cabelo após a gravidez é mais comum do que se pensa e possui até um nome: eflúvio telógeno.

O problema é caracterizado como uma queda de cabelo intensa, porém temporária e que cria falhas no couro cabeludo. Isso pode acontecer por diversos fatores inclusive antes da gravidez, contudo é nela que o problema se intensifica devido às alterações hormonais do corpo da mulher.

cabelo gravidez

Após o parto, o corpo feminino passa por uma redução de hormônios, o que resulta em um distúrbio do couro cabeludo onde muitos fios acabam caindo ao mesmo tempo, possibilitando as falhas.

Entre as principais questões envolvidas, neste caso, estão: alterações hormonais, má alimentação devido aos cuidados com o bebê, o excesso de sangramento no período após o parto e também estresse emocional.

Existe como tratar?

A boa notícia é que sim, existe como tratar. Embora a queda de cabelo após a gravidez seja passageira, é necessário ficar atenta para caso ela continue mesmo após a normalização dos hormônios (cerca de três meses do bebê).

cabelo gravidez

Caso você continue perdendo fios é importante buscar orientação médica já que possuem tanto medicamentos orais e tópicos para serem utilizados.

Leia também: Dicas EXCLUSIVAS que irão te salvar da queda de cabelo

Quando se preocupar com a queda de cabelo após gravidez?

Vale lembrar que a perda de cabelo é algo fisiológico. Neste caso é comum e esperado que as pessoas percam alguns fios todos os dias.

Contudo quando a queda se torna maior que 100 fios diários é hora de ligar o alerta não só quando o cabelo cai após a gravidez.

Vale lembrar que o eflúvio telógeno pode acontecer também fora desse período e está ligada a diversos fatores com estresse psicológico, traumas e hemorragias.

Tem como evitar?

A queda de cabelo após a gravidez é comum entre as mulheres. Por mais que muitas desejem evitar esse processo infelizmente é quase impossível devido às alterações hormonais.

Contudo em outras ocasiões existem formas de conter o problema e que podem ser inseridas no dia a dia da nova mamãe. Entre eles estão um bom cronograma capilar, uma alimentação balanceada e também controle emocional.

A gente sabe que pedir tudo isso para a nova rotina é um tanto complicado, mas com uma boa rede apoio vale apostar nos cuidados. Combinado?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Jornalista, pós-graduanda em Marketing Digital e apaixonada pelo SEO. Explorando o mundo da moda e da beleza há mais de um ano para encontrar os melhores produtos e dicas que promovam o bem-estar das pessoas.

    Deixe seu comentário