O visual de cabelo com efeito molhado, chamado de wet hair, conquistou o mundo da moda capilar, oferecendo uma aparência sofisticada e moderna. No entanto, por trás desse estilo tão desejado, há questões importantes a considerar.
Assim, o Belleza Moderna, explora os perigos da tendência com base na opinião de médicos dermatologistas. Olha só:
Tendência do cabelo com efeito molhado
A tendência “wet hair” é a técnica de estilo que cria um visual de cabelo molhado, como se tivesse acabado de sair do chuveiro. Dessa forma, para criar a aparência elegante e moderna, utilizam-se produtos de cabelo específicos, como géis ou sprays de fixação, a fim de dar o efeito molhado.
Nas últimas semanas, inclusive, a tendência foi bastante vista em desfiles de moda, tapetes vermelhos e editoriais de revistas. Além disso, adaptada para diferentes comprimentos e texturas de cabelo, proporcionando ainda mais beleza as celebridades.
Perigos da técnica
Contudo, embora a técnica do cabelo com efeito molhado traga estilo e modernidade ao visual, vale saber que existem perigos importantes a serem considerados.
O uso abundante de produtos como gel e gelatinas capilares para alcançar esse look, por exemplo, pode trazer consequências negativas para a saúde do couro cabeludo e da fibra capilar.
Segundo dermatologistas, o uso excessivo da prática pode:
- Levar a irritações no couro cabeludo como descamação, irritação e até mesmo dermatites;
- O acúmulo desses produtos nos fios pode agravar a oleosidade do couro cabeludo, deixando os cabelos com aspecto opaco e mais propensos à quebra;
- Usado de forma frequente, o processo também pode trazer danos graves a longo prazo.
Como minimizar os danos
Contudo, calma! Não é necessário abandonar a técnica do cabelo molhado se você não quiser. Basta encontrar os produtos certos para investir, assim como desenvolver uma rotina mais saudável.
- Utilize um shampoo anti-resíduos uma vez por semana para uma limpeza profunda quando fazer o penteado;
- Escolha géis transparentes, com pouca ou nenhuma fragrância e à base de água para minimizar alergias no couro cabeludo;
- Aposte em séruns ou leave-in para proteção térmica para tratar o cabelo, não apenas para modelar;
- Mantenha seu cronograma capilar em dia.