O óleo de rícino ou popularmente conhecido como óleo de mamona tem sido cada vez mais explorado para o crescimento capilar.
A questão é quem nem tudo se pode levar ao pé da letra e assim como benefícios, o ativo pode trazer problemas sérios a saúde. Por isso, exploramos melhor o assunto e te contamos a seguir tudo o que é importante saber. Vem ver!
Benefícios do óleo de Rícino para o crescimento capilar
Sim! O óleo de rícino tem importantes benefícios para o crescimento do cabelo. Para quem não sabe, ele é desenvolvido a partir da semente da mamona, uma planta medicinal bastante estudada por seus princípios ativos positivos no organismo.
A comprovação, no entanto, vem de um estudo lançado em 2022 que comprova esse crescimento, segundo a especialista Greice Moraes, doutora em ciências farmacêuticas.
Além disso, a especialista comenta três benefícios importantes que o óleo traz:
1. O óleo de rícino promove o crescimento do cabelo em menos de 60 dias
No estudo apresentado por Moraes, um teste realizado por mulheres comprovou o crescimento dos fios em um período de 60 dias. Aquelas que fizeram uso do princípio ativo apresentaram bons resultados se comparado aquelas que usaram outro tipo de óleo sobre as madeixas.
Foi um estudo todo com protocolo de qual lugar do cabelo que ia medir. A cientista observou então que depois de 60 dias, o grupo que utilizou o óleo de rícino que ele teve um crescimento considerável.O grupo do óleo de uva teve um crescimento normal dos cabelos.
2. Reduz caspas e dermatites seborreicas por ser antifúngico e antibacteriano
Outro benefício citado pela especialista diz respeito a saúde do couro cabeludo. Segundo Moraes, as propriedades antifúngicas e antibacterianas do óleo permitem trazer mais saúde ao couro cabeludo. Assim, processos como caspas e dermatites seborreicas acabam sendo beneficiados e diminuídos com o uso do óleo.
3. Permite que os pelos da sobrancelha e cílios também cresçam
Além dos cabelos, Moraes acrescenta que esse tipo de óleo também é bastante benéfico ao crescimento de outros fios como os da sobrancelha. Assim, aquelas regiões que estejam mais ralinhas, podem acabar se beneficiando com ele.
Problemas que o óleo de rícino pode trazer
Embora o óleo de rícino tenha bons benefícios no cabelo, vale comentar que ele também pode trazer problemas a saúde. Como:
1. Possibilidade de reações alérgicas
Um dos problemas envolve as reações alérgicas. Moraes explica que o óleo de rícino precisa ser inserido de maneira natural sobre o couro cabeludo, contudo isso em pessoas mais sensíveis pode desencadear reações alérgicas tanto na pele quanto no organismo em si.
2. Uso em excesso do produto pode trazer mudanças no ciclo menstrual
Outro problema comum associado ao uso em excesso do óleo são sintomas gástricos e alterações do ciclo menstrual. Em um desabafo no YouTube, a influencer Michaele Ferreira, destacou que ao exagerar no uso do óleo teve reações adversas.
Dentre os sintomas citados por ela estiveram: indisposição, adiantamento da menstruação, enxaqueca e principalmente muito enjoo.
Assim ela recomenda usar o óleo com cautela, sendo no máximo duas vezes na semana. Também pede para que mulheres que estejam grávidas ou amamentando evitem o produto.
Eu sei que tem muitas meninas que usam o óleo de rícino e não tem nenhum problema com ele. Mas se você assim como eu já tem tendência a ter enxaqueca, ou se você é sensível a alguns produtos, toma cuidado com o óleo de rícino” pondera Ferreira.