De tempos em tempos, alguma receita caseira “milagrosa” surge na internet com a promessa de proporcionar algum resultado mirabolante na pele, unha ou cabelo. Pois bem, já há algum tempo, um desses truques caseiros tem prometido o efeito de uma “progressiva natural” usando apenas um pouco de amido de milho, mas será que a receita tem realmente o poder de alisar?
Receita com amido de milho promete alisar cabelo. Será?
Não é de hoje que o amido de milho se tornou um queridinho das apaixonadas por tratamentos capilares caseiros. Com um grande poder de hidratação, o ingrediente passou a fazer tanto sucesso online, que marcas como Tô de Cacho, Skala e outras lançaram linhas de produtos tendo o ingrediente como principal ativo em suas fórmulas.
VEJA também:
Mel no cabelo? Truque promete ACABAR com problema comum entre mulheres
Assim, não foi tão surpreendente quando uma nova receita surgiu no Youtube, misturando amido de milho e suco de limão, prometendo alisar até os cabelos de mechas mais fechadas, como cacheados e crespos.
Mas será que funciona de verdade ou o truque não passa de mais um placebo para os fios?
Bem, de cara adiantamos que sim, essa receita com amido de milho realmente consegue deixar o cabelo mais bonito, mas não espere ter o mesmo resultado que uma progressiva de salão pode oferecer. Ou seja, resultado permanente.
Receita da mistura de amido de milho e limão
Antes das nossa considerações finais e de te contar se, afinal, essa mistura realmente alisa o cabelo, já podemos te dar certeza de que, independente disso, o efeito dessa mistura no cabelo é ótimo.
O cabelo fica notavelmente mais brilhoso e com uma maciez incrível, então, de qualquer forma, vale a pena testar em casa. Dito isso, vamos à receita.
- 2 colheres de amido de milho;
- 4 colheres de água;
- Metade de um limão;
- Máscara capilar.
Leve ao fogo o amido de milho e a água, mexendo o tempo todo. Quando a mistura se tornar uma creme homogêneo, apague o fogo e espere esfriar.
Após frio, esprema a metade do limão na mistura e acrescente 1 colher de máscara capilar da sua preferência. Misture tudo muito bem, e com o cabelo lavado, espalhe a mistura mecha por mecha, em todo o cabelo.
Aguarde de 35 à 40 minutos e enxágue. Finalize com secador ou chapinha.
A receita pode ser repetida a cada 15 dias, ou uma vez por mês, a depender da necessidade de hidratação do cabelo.
“Alisamento” é momentâneo
Pois é, para quem estava esperando que após usar a mistura famosa de amido de milho e limão iria conquistar um alisamento, ou mesmo alinhamento, permanente, sentimos informar que o resultado é apenas momentâneo.
O que acontece é que o amido de milho realmente tem um grande poder de hidratação, dando ao cabelo um belo efeito de “desmaiado”, que consequentemente aparenta em fios mais lisos e alinhados.
Além disso, a receita ainda indica que ao final do enxágue da misturinha, o cabelo seja finalizado com escova e chapinha. Bem… é meio óbvio que assim o cabelo vai ficar liso, certo?
Pois bem, o problema é que logo após a primeira lavagem, o cabelo vai voltar a sua estrutura normal, especialmente os de curvatura mais fechada. Dessa forma, para que o efeito dure mais, a receita precisa ser repetida constantemente, o que certamente vai garantir madeixas mais hidratas e brilhantes, mas não cabelos lisos.
Portanto, o “alisamento” com amido de milho é apenas uma hidratação mais potente que alinha os fios e é ótima para conter o frizz. Porém, não tem o poder de mudar a estrutura do cabelo.
CONFIRA Também:
Principais erros que você está cometendo na hora de lavar o cabelo – EVITE fazer isso