Que o álcool pode afetar a saúde do organismo, com certeza você já sabia, mas e a saúde do seu cabelo? Pois é! Além de trazer danos aos órgãos, o excesso da bebida também acaba por afetar a pele e a fibra capilar.
E é justamente por isso, que neste conteúdo, a gente te conta tudo sobre o assunto. Desde os principais malefícios do álcool até como evitar que a bebida estrague as madeixas. Vem ver!
Como o álcool pode afetar a saúde do cabelo?
Antes de qualquer coisa, sim! Vale saber que o álcool pode afetar a saúde do seu cabelo principalmente se você costuma abusar da bebida. Segundos os especialistas em tricologia médica, o álcool acaba por causar ressecamento da fibra capilar, pois a produção dos óleos essenciais naturais acaba prejudicada levando ao problema.
Além disso, vale pontuar ainda que a bebida também interfere na absorção dos nutrientes pela parede do sistema digestivo. Dessa forma, os fios acabam mais finos e propensos a queda por falta das vitaminas ideais presentes nos alimentos.
Embora pouco se fale sobre os impactos do álcool na beleza, é importante saber que o consumo excessivo leva a uma deficiência nutricional, assim como desequilíbrios hormonais e até mesmo inflamações sobre o corpo.
Tudo isso, por sua vez, acaba interferindo na saúde da pele e do couro cabeludo já que as hastes capilares ficam danificadas e mais curtas, afetando o ciclo completo da fibra capilar. Isso, por sua vez, traz não apenas impacto no crescimento do fio, mas também na presença de falhas.
Leia também: Colorimetria Capilar: dicas infalíveis para encontrar a cor ideal para seus cabelos
Existe como evitar os danos do álcool as madeixas?
Como vimos, o álcool pode afetar a saúde do cabelo por completo, sendo necessário repensar o consumo da bebida. Embora os especialistas reforcem que não existe uma dose ou forma exata de consumo de álcool, vale considerar o bom senso, assim como trazer alguns cuidados importantes principalmente após beber.
Dentre eles estão:
- Repouso físico após beber;
- Melhorar a hidratação;
- Melhorar a alimentação tornando a rica em nutrientes essenciais para a saúde capilar.
Dicas extras para evitar que o álcool afete a saúde do cabelo
Por fim, vale considerar algumas questões extras para evitar que o álcool acabe por afetar a saúde do cabelo. Além de evitar o consumo excessivo e crônico da bebida, é válido:
- Respeitar o tempo de recuperação do corpo;
- Apostar em produtos capilares que contenham reparadores dos lipídeos do couro cabeludo;
- Usar óleos reparadores e máscaras de reconstrução de fibra capilar;
- Apostar em uma alimentação rica em biotina (vitamina B7), silício, selênio, zinco, ferro, vitamina E, vitaminas do complexo B, além de proteínas e ácidos graxos essenciais.