POR QUE você não deveria usar Espartilho? Aqui estão os principais motivos
Usar espartilho está na moda nas redes sociais. O que não falta por lá são modelos, tutoriais de uso e também a promessa de afinar a cintura. Até mesmo as famosas de rendem a peça em seus looks de gala.
Contudo, a prática tem sido vista como perigosa pelos médicos e justamente por isso que criamos esse post por aqui. Nele você entende o motivo dos riscos. Vem ver!
Afinal, pode ou não pode usar espartilho?
A resposta é não! Usar espartilho não é recomendado pelos médicos. Embora bastante utilizado pelas mulheres, assim como famosas apareçam com a peça em suas redes sociais, a peça de roupa inspira cuidados e traz riscos sérios a saúde.
Vale destacar que não é incomum encontrarmos a peça em looks para afinar a cintura. Até Kim Kardashian já foi criticada por seus fãs pela escolha da roupa e sua dificuldade em respirar com a peça.
Portanto, se você pensa em investir no espartilho, vale recalcular os riscos, bem como encontrar alternativas.
Leia também: 5 Estilos de Roupas que a Kim Kardashian está usando e você pode copiar
O que Mais Você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Principais riscos de usar espartilho
E por que não pode usar espartilho, afinal? Porque a peça pode trazer riscos graves a saúde.
Conhecido como corset, o espartilho é uma peça de roupa bem apertada que tem como foco principal afinar a silhueta. Contudo para que isso aconteça, ele conta com uma estrutura nem um pouco confortável, onde regiões mais rígidas e amarrações fazem essa função “na força”.
O problema é que ao modelar dessa forma, a peça acaba pressionando áreas importantes do corpo, trazendo dores e consequências mais graves. Entre elas estão:
1. Compressão Vascular
Ao forçar o tecido contra a cintura, usar o espartilho pode causar uma compressão vascular, uma vez que traz pressão a cavidade abdominal e consequentemente afeta a circulação sanguínea na região. Varizes e outros problemas podem aparecer.
2. Problemas gástricos
Ao fazer a compressão, usar o espartilho também acaba por pressionar o estômago e assim ocasionar problemas gástricos como o refluxo e a sensação de queimação. Hérnias inguinais e epigástricas, por exemplo, também podem parecer caso você use a peça com muito frequência.
3. Compressão de órgãos
Usar o espartilho também pode causar uma compressão de órgãos, onde a pressão na cavidade abdominal desloca os órgãos presentes nela. Além de dificultar a respiração, o uso da peça pode trazer incontinências urinárias.
4. Enfraquecimento muscular
Por fim, não podemos terminar esse conteúdo sem falar do enfraquecimento muscular. O uso do espartilho com frequência pode causa a atrofia muscular, onde regiões como quadril e assoalho pélvico sentem a pressão e acabam impactando seu músculo de sustentação.
Alô, anos 2000! As calças jeans do passado vão voltar com tudo no verão 2025: skinny, capri e mais
» Veja dicas de Moda e Beleza exclusivas para você
Deixe seu comentário